Crea-SP e AEASC listam opções de lazer educativo para aproveitar o período de férias
Se você busca explorar e aprender enquanto se diverte sozinho, com a família ou os amigos, confira algumas opções
São Paulo é um estado repleto de possibilidades para quem busca unir diversão e aprendizado. Com uma diversidade de museus, parques, centros culturais e espaços interativos, a região oferece atividades que estimulam a curiosidade e o conhecimento com opções para todas as idades e interesses.
Se você busca explorar e aprender enquanto se diverte sozinho, com a família ou os amigos, confira algumas opções:
Na capital:
Museu Catavento
Um dos principais espaços de ciência e tecnologia de São Paulo, o Museu Catavento é conhecido por oferecer experiências interativas e educativas que despertam curiosidade em crianças, jovens e adultos. Localizado na região central da cidade, é dividido em quatro áreas temáticas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada uma conta com exposições e atividades dinâmicas e interativas.
Horários e ingressos podem ser acessados em museucatavento.org.br/ . Grupos precisam agendar o passeio com antecedência.
Museu da Imaginação
O Museu da Imaginação é um espaço lúdico e interativo, com o objetivo de estimular a criatividade, a exploração sensorial e o aprendizado através de brincadeiras e atividades artísticas. Localizado na Zona Oeste da cidade, o museu oferece um espaço acolhedor e educativo, combinando exposições interativas com áreas de livre exploração.
Para saber mais sobre a programação e adquirir ingressos, acesse o www.museudaimaginacao.com.br/ .
Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (MuBE)
Um dos marcos culturais de São Paulo, dedicado à preservação e à exibição de esculturas, arte contemporânea, manifestações artísticas e atividades educativas. Localizado no Jardim Europa, o museu é conhecido por sua arquitetura icônica e pelo equilíbrio entre arte e natureza.
A entrada é gratuita e o Museu funciona de Ter a Dom, das 11h às 17h, e é necessário agendar a visita no site do museu www.mube.space
Planetário do Ibirapuera
O Planetário Aristóteles Orsini é uma ótima opção para quem busca a experiência de explorar os mistérios do universo. Localizado no Parque do Ibirapuera, é o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em 1957, e continua sendo um espaço de referência em educação científica.
Com opções gratuitas e pagas, é necessário fazer o agendamento prévio pelo https://planetario.urbiapass.com.br/
Na Região Metropolitana:
SABINA
Localizado em Santo André, a SABINA – Escola Parque do Conhecimento é um destino popular para quem tem o objetivo de despertar a curiosidade e o aprendizado de maneira interativa e dinâmica, com opções que abordam temas como Física, Astronomia, Ecologia e Tecnologia.
Há desconto para entrada em grupos. Confira mais informações no https://sabina.org.br/
Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular
Situado na histórica Vila de Paranapiacaba, também no município de Santo André, o museu ocupa os antigos galpões que serviam para a manutenção das composições do sistema funicular. É uma verdadeira imersão na história ferroviária brasileira, permitindo que os visitantes conheçam a Engenharia utilizada no passado para superar os desafios geográficos da Serra do Mar.
O espaço funciona aos sábados, domingos e feriados. Saiba mais no https://www.museufunicular.com.br/
No interior:
Museu Aeroespacial Brasileiro
Um espaço em São José dos Campos dedicado às conquistas da evolução tecnológica da aviação e da aeronáutica, além de proporcionar uma visão sobre o futuro da indústria. É um excelente destino para apaixonados por Engenharia.
A entrada e o estacionamento são gratuitos. Agendamentos e horários devem ser conferidos em https://mab.dcta.mil.br .
Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna tem entrada gratuita e o horário de funcionamento é de terça a domingo das 8h às 16h30min. O parque fica em São Carlos e é especializado na preservação e manejo da fauna silvestre da América do Sul, com 80 recintos, cerca de 500 animais de 90 espécies diferentes, dando mais ênfase às espécies ameaçadas de extinção.
Mais informações nas redes sociais do PESC – parqueecologicosaocarlos
Bem perto fica a Universidade Federal de São Carlos.
Observatório Astronômico da UFSCar desenvolve sessões de observação astronômica, mostras de fotografias e objetos, cursos e oficinas, entre outros, tendo como público-alvo a comunidade interna e externa da UFSCar. É mantido pelo Grupo de Astronomia da UFSCar – GAUFSCar, composto por estudantes de graduação, docentes e técnicos da universidade, além de ex-alunos de graduação e pós-graduação. Acompanhe a agenda no site https://www.observatorio.ufscar.br/
São Carlos tem ainda o observatório da Universidade de São Paulo.
Observatório Astronômico da USP, com o objetivo de difundir temas ligados à Astronomia e estimular a observação e os estudos dos fenômenos astronômicos, cuja infraestrutura conta com auditório, salas de instrumentação e telescópios disponíveis para visitas monitoradas, palestras e cursos, além de orientar trabalhos científicos. Em eventos astronômicos especiais o Observatório da USP é aberto com monitoria para a população.
Visitação pública para observação do céu aos sábados e domingos, das 20h às 22h.
Endereço: Campus USP-São Carlos – acesso fácil (pedestre) pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
O Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC também da USP localiza-se no centro da cidade em um prédio histórico, construído em 1908 pela Società Dante Alighieri. É um espaço de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologia e arte. O CDCC está aberto à visitação do público espontâneo e grupos escolares com agendamento prévio. Os locais de visitação incluem dois jardins temáticos: “Jardim da Percepção” (edifício sede) e “Jardim do Céu na Terra” (Área I do Campus da USP de São Carlos) e o Espaço de Física.
A programação especial de janeiro está disponível nas redes sociais do CDCC – cdcc.usp
Endereço: Rua Nove de Julho, 1227, Centro – São Carlos, SP
Museu da Ciência de São Carlos Prof. Mario Tolentino foi concebido para ser um espaço de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologia e arte. Um espaço interativo com experimentos de física, divididos em ótica, espelhos, fluídos, mecânica, som, geração de energia, eletromagnetismo e deverá expandir seu acervo para outras áreas da ciência.
O Museu da Ciência tem atividades de terças às sextas das 8h às 17h30. Praça Coronel Salles, s/n, subsolo, São Carlos
Museu de São Carlos – apresenta a exposição: “Laborar: Trabalho e Ofícios em São Carlos”, com uma visão coleção que apresenta um panorama laboral da cidade, exibindo objetos que destacam os ofícios locais, empresas e trabalhadores que desempenharam papéis significativos para o município. Além disso, proporciona a todos a oportunidade de explorar e apreciar a diversidade do acervo do museu.
Funcionamento: de quarta a sexta, das 10 às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados das 10h às 16h. Praça Antonio Prado s/n – Centro – São Carlos. (Produzido pela CDI Comunicação e Atento Comunicação – assessoria de imprensa da AEASC)