10 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos recebe novas doses

São Carlos recebe novas doses

Doses estarão disponíveis nas unidades de saúde a partir das 12h desta sexta-feira

09/01/2025 17h33 - Atualizado há 12 horas Publicado por: Redação
São Carlos recebe novas doses

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que recebeu nesta quinta-feira (9), do GVE-Araraquara, 1.100 doses da vacina pediátrica contra a Covid-19, indicada para crianças a partir de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

O esquema vacinal com a Pfizer pediátrica inclui três doses: a segunda é aplicada quatro semanas após a primeira, e a terceira, oito semanas depois da segunda.

A partir dos 5 anos de idade, apenas as crianças que integram os grupos especiais é que devem receber uma dose de reforço ao ano. São eles: com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua e os imunocomprometidos uma dose de reforço a cada 6 meses. Esses grupos são os que têm maior risco de desenvolver as formas graves da doença.

ADULTO

Para as pessoas com 12 anos ou mais o município já está disponibilizando em todas as unidades de saúde a vacina Zalika, imunizante contra a COVID-19 produzido pelo Instituto Sérum, um laboratório da Índia. Ela é indicada para pessoas com mais de 12 anos, especialmente para grupos especiais. São Carlos até o momento recebeu 1.000 doses do imunizante.

Pessoas de 60 anos ou mais devem receber uma dose a cada 6 meses. Pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua devem receber uma dose ao ano. Já as gestantes devem uma dose em cada gestação.

De acordo com Denise Martins, de Vigilância em Saúde, o Ministério da Saúde fez uma atualização das vacinas. “A medida é adotada para evitar o aumento da circulação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 pelo país. O imunizante é seguro e a vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente”, ressalta a diretora.

Em São Carlos, a imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), com exceção das unidades da Vila São José que passa por reforma, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x