22 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Ballet Fly: novo hobby para mulheres

Ballet Fly: novo hobby para mulheres

Mais do que exercício, Ballet Fly no tecido acrobático é forma de expressão empoderadora e artística para adolescentes, adultas e senhoras

22/01/2025 12h08 - Atualizado há 5 horas Publicado por: Redação
Ballet Fly: novo hobby para mulheres Divulgação/Ballet Fly

O verão está aí e, junto com ele, pode vir a ideia de começar uma atividade física nova, fazer amigos, encontrar um hobby divertido ou pertencer a um novo grupo. Com o Ballet Fly, tudo isso é possível de uma vez só: essa é uma atividade física lúdica, realizada em grupo e feita no tecido acrobático para formar figuras no ar. Quem nunca voou poderá experimentar a sensação pela primeira vez. 

“O Ballet Fly é uma forma de exercício ao mesmo tempo física e artística. Ele combina movimentos de ballet e tecido acrobático com técnicas de condicionamento físico, proporcionando uma experiência única e gratificante. Além de melhorar a flexibilidade, força e coordenação motora, o Ballet Fly também pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a autoestima e promover uma conexão mais profunda com o próprio corpo. Os ganhos do Ballet Fly vão além da saúde física, abrangendo também a saúde mental e emocional”, comenta Letícia Marchetto, educadora física e criadora do método.

O relatório Esgotadas, da Think Olga, traz um panorama sobre como as mulheres se percebem em diversos âmbitos da vida, como trabalho, relações com pessoas e situação financeira, entre outros. De acordo com os dados, 27% das mulheres se sentem insatisfeitas consigo mesmas ou em relação à própria autoestima. Ao mesmo tempo, 24% estão descontentes com a relação que têm com a comunidade ou amizades. Elas têm poucos amigos ou amizades tóxicas, além de solidão ou baixa interação social. 26% das mulheres também citam a pressão estética como fator de adoecimento.

Neste contexto, o Ballet Fly se coloca como uma prática acolhedora e inclusiva, em que as mulheres podem se sentir seguras e apoiadas dentro das próprias jornadas, conforme explica Letícia. “Ao começar uma atividade nova, é importante ter em mente que ninguém entrou ali sabendo. Não é necessário ter experiência prévia em ballet ou dança para fazer Ballet Fly e o melhor é se permitir explorar e se divertir. Algumas dicas incluem começar devagar, ouvir o próprio corpo e não se comparar com os outros. Escutar as histórias e as dificuldades enfrentadas pelas alunas mais antigas no método também é uma excelente fonte de inspiração e motivação quando estamos nos primeiros passos”, ela diz.

As aulas de Ballet Fly são realizadas em grupo e o agendamento é flexível, então as alunas conseguem alternar horários e dias da semana conforme a necessidade do momento. “Isso faz com que elas circulem por turmas diferentes e evita a formação de panelinhas, o que assusta ou exclui a entrada de novas participantes nas rodas de conversa. Nas aulas também trabalhamos em duplas, então uma aluna faz a segurança da outra no movimento, o que gera confiança, cumplicidade e zelo”, declara Letícia. Ela conta que, aos poucos, o Ballet Fly foi se tornando uma comunidade orgânica de mulheres que em maioria gosta de viajar, ir a eventos, festas, comer em lugares bacanas e se divertir.

“No final das aulas do sábado é muito comum que as alunas saiam para almoçar nos restaurantes da região [do Paraíso, em São Paulo, onde está localizado o estúdio das aulas de Ballet Fly]. Muitas delas gostam de sair e marcam atividades pelo nosso grupo de Whatsapp. Elas se reúnem para frequentar shows, teatros, cinema, rodas de samba, aniversários e compartilham experiências, dicas e fotos. Nós também organizamos eventos e workshops fora das aulas regulares: o Ballet Fly na Praça, por exemplo, é um treino ao ar livre. Essas ideias partem delas e o ambiente é colaborativo. Nós entendemos que cada mulher tem a própria história e os próprios objetivos, então estamos aqui para apoiá-las. O Ballet Fly pode ser muito empoderador para as mulheres”, declara a educadora física.

COMO MONTAR UM PROJETO VERÃO PARA SI?

Letícia também cita a importância de não esperar tanto para começar a praticar uma atividade física ou procurar mais bem-estar para si. Segundo ela, iniciar uma nova rotina de exercícios logo pode ajudar a criar um hábito saudável que tenha mais chances de ser mantido a longo prazo. Se a ideia é estabelecer uma rotina saudável e iniciar um Projeto Verão 2025 que seja perdurável e faça sentido, é importante estabelecer metas realistas e alcançáveis, além de criar um cronograma e se comprometer a segui-lo.

“Encontrar uma atividade que seja prazerosa, divertida e inspiradora ajuda muito a manter o compromisso de ir em dias difíceis, chuvosos e estressantes. Muitas pessoas erram ao não escolher aquilo que elas têm vontade de fazer por julgar que seriam incapazes antes mesmo de experimentar. Mas, sem o elemento de satisfação consigo mesma ao final da atividade, a chance de abandonar a nova prática é muito maior. Há também quem se sinta desmotivado por não ver resultados imediatos, mas as mudanças vêm a partir de pequenas transformações a longo prazo. Um sistema de apoio também conta muito, como amigos, familiares ou um treinador, para ajudar a manter a motivação. As alunas com filhos têm mais sucesso quando contam com um parceiro ou uma rede familiar que motiva e divide o tempo dos cuidados”.

De acordo com Letícia, além da prática regular de exercícios físicos, é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável, dormir bem, gerenciar o estresse e manter relacionamentos prazerosos para ter sucesso. “Também é fundamental ter um propósito e significado na vida. Refletir sobre as aspirações para o futuro nos mantém engajados e comprometidos com os hábitos saudáveis. Também devemos nos permitir ter tempo para lazer e diversão. Acredito que o Ballet Fly pode ajudar a integrar esses aspectos, promovendo uma abordagem holística para a saúde e o bem-estar”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x