Netto Donato entrega óculos com inteligência artificial
OrCam é dispositivo de tecnologia assistiva, por meio de pequena câmera acoplada aos óculos
O prefeito Netto Donato e o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael de Almeida, entregaram na sexta-feira (31), no Paço Municipal, óculos OrCam para pessoas com deficiência visual, uma ação que tem como objetivo promover a inclusão e autonomia dessas pessoas no cotidiano.
O OrCam é um dispositivo de tecnologia assistiva que, por meio de uma pequena câmera acoplada aos óculos, realiza diversas funções que auxiliam na rotina de quem tem dificuldades de visão.
O sensor óptico captura a imagem e através da inteligência artificial converte as informações instantaneamente em áudio por meio de um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido. O dispositivo é do tamanho de um dedo e se conecta a todo tipo de armação de óculos. Basta apontar o dedo onde quer que se faça a leitura. A tecnologia tem sistema adaptado em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Dez pessoas receberam os óculos por empréstimo.
Essas pessoas que receberam óculos agora foram escolhidas após manifestar interesse em utilizar o equipamento, passar por entrevista com o setor de assistência social da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos e assinar contrato de comodato para o empréstimo por 1 ano. Os óculos foram adquiridos por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos falou sobre a importância da entrega dos óculos OrCam para as pessoas com deficiência visual. “Esse equipamento é uma importante conquista para a promoção da autonomia e inclusão das pessoas com deficiência visual. O equipamento é uma ferramenta que oferece uma série de possibilidades para quem precisa de apoio no dia a dia, como leitura de textos e identificação de pessoas e objetos”, disse Rafael de Almeida.
Durante a entrega dos óculos, Ana Paula, uma das munícipes que recebeu o dispositivo, compartilhou sua experiência. “Está me ajudando no cotidiano. Nas coisas ordinárias do dia a dia. Como nas compras, por exemplo. Uma vez que o mesmo faz a leitura não somente dos produtos, mas das cédulas de dinheiro, também, facilitando assim, a ida ao caixa. Também adoro ler. Com ele tenho mais autonomia, praticidade e independência”.
Já o prefeito Netto Donato lembrou que além dessas pessoas, os alunos com deficiência visual das escolas municipais também já contam com essa ferramenta inclusiva. “A nossa administração está comprometida em oferecer ferramentas que melhorem a qualidade de vida e a integração da população com deficiência, garantindo que todos tenham igualdade de oportunidades”, afirmou o prefeito.
Outras informações sobre a disponibilidade do equipamento e de como fazer o cadastro podem ser obtidas pelo telefone (16) 3306-8523.