Início de Mestrado em Direito Canônico
Padre Tadeu Aparecido Germano, Ecônomo do Tribunal Eclesiástico Diocesano de São Carlos, inicia Mestrado em Direito Canônico

Padre Tadeu Aparecido Germano nasceu a 10 de fevereiro de 1978, em São Carlos, SP . Foi graças a sua avó, Santina Germano na Catedral de São Carlos, que foram sendo formada a sua vocação, desde pequeno.
Sua Paróquia de origem é a São José de São Carlos, e também a Paróquia da Catedral que o enviou para o Seminário de Teologia.
Atualmente, Padre Tadeu é Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Ecônomo do Tribunal Eclesiástico Diocesano de São Carlos, e Capelão da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos oferecendo suporte espiritual aos pacientes e colaboradores. Para o Padre Tadeu, “ser capelão é uma missão de amor e compaixão”.
Formado em Administração de Empresas, cursou Filosofia e Teologia, e quando garoto fez Curso Técnico em Mecânica Industrial.
Neste ano de 2025, ele iniciou Mestrado em Direito Canônico no Instituto de Direito Canônico de Londrina, PR.
Padre Tadeu nos fala sobre essa nova missão: “É com alegria, que iniciei o meu Mestrado em Direito Canônico no Instituto de Direito Canônico de Londrina, Faculdade da Igreja Católica que é filiada à Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
É uma graça que Deus me dá, através da sua Igreja, para que, pelo estudo das leis que regem toda a atividade eclesial, eu possa colaborar naquilo que é a sua lei máxima: a salvação das almas”.
O INSTITUTO DE DIREITO CANÔNICO DE LONDRINA
O Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina, nasceu como extensão do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro no ano de 2005.
Atendendo a uma solicitação de Dom Albano Bortoleto Cavallin, Arcebispo Metropolitano de Londrina, sobre a criação de uma extensão do Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro na cidade de Londrina, o Cônego Abílio Soares de Vasconcelos, na época Diretor do Instituto, lhe envia uma carta resposta, datada de 12 de fevereiro de 2005, contendo a aprovação – nihil obstat – de Sua Eminência Reverendíssima Dom Eusébio Oscar Scheid, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.
No dia 21 de fevereiro de 2005, o curso de Mestrado em Direito Canônico – Extensão Londrina – foi erigido canonicamente por Decreto de Dom Albano Bortoleto Cavallin. Com o apoio dos Bispo do Regional Sul II da CNBB, no mesmo ano, deu-se início a primeira turma de estudantes do Mestrado.
Por Decreto da Congregação para Educação Católica (Prot. N. 577/2021), o curso de Mestrado – Extensão Londrina – é elevado a Instituto Superior de Direito Canônico, agregado à Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
O Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina, tem como objetivo promover o aprofundamento da ciência canônica na Igreja, formando canonistas qualificados para a pesquisa científica, o ensino e a aplicação do Direito Canônico segundo a Tradição viva da Igreja, colaborando em sua continua renovação e adaptação as necessidades dos tempos.
Deus abençoe você!
Deus abençoe você!
Missão Consagra-te
Instagram: @missao_consagra_te_sao_carlos
Gisele Botega
Historiadora e Bacharel em Direito com
Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo