28 de Fevereiro de 2025

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Bortoleto estreia como piloto da Sauber

Bortoleto estreia como piloto da Sauber

Brasil volta a ter um representante no circuito após 8 anos de jejum

27/02/2025 23h51 - Atualizado há 12 horas Publicado por: Redação
Bortoleto estreia como piloto da Sauber REPRODUÇÃO X / STAKE F1 TEAM KICK SAUBER/ABr

 

 

 

 

AGÊNCIA BRASIL

O paulista Gabriel Bortoleto, de 20 anos, estreou na quarta-feira (26) como piloto da Sauber na fase de testes da pré-temporada de Fórmula 1, no Circuito de Sakhir (Bahrein). Ele é o primeiro brasileiro a voltar às pistas da principal categoria de automobilismo após a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017. Bortoleto correu na sessão vespertina, que precisou se interrompida por queda de energia elétrica no autódromo, na metade do período total de quatro horas para testes.

No início da sessão vespertina, Bortoleto fez apenas oito voltas antes da suspensão, e não registrou tempo. Quando o fornecimento de luz foi reestabelecido, Bortoleto voltou à pista, completou 59 voltas, encerrando o treino em 12º lugar, uma posição à frente do heptacampeão Lewis Hamilton, recém-chegado à Ferrari. O piloto britânico Lando Norris, da McLaren, fez a volta mais rápida do dia (1m30s430), tempo 0seg1 menor que o segundo colocado Geroge Russel, da Mercedes.

Bortoleto volta a testar o carro C45 da Sauber na quinta (27) e na sexta (28), últimos dois dias de pré-temporada no Bahrein. O jovem paulista tem como companheiro na escuderia suíça o alemão Nico Hülkenberg. A abertura da temporada 2025 da F1 ocorrerá em 16 de março, com o Grande Prêmio da Austrália.

O brasileiro foi contratado pela Sauber em novembro passado, após duas conquistas consecutivas: a primeira na Fórmula 3 (2023) e depois na Fórmula 2 (2024). Em 2011, com apenas sete anos, Bortoleto começou nas pistas de kart. Após um ano começou a colecionar conquistas, ainda na categoria Mirim: foi campeão do Open Brasileiro, vice-campeão do Campeonato Brasileiro e vice-campeão do Paulista – todas no kart. Em 2018, o piloto deixou o Brasil em busca de competições na Europa e ganhou ainda mais experiências. Foi campeão sueco de Kart e vice na WSK Super Master Series.

Em 2020, Bortoleto competiu na F4 italiana, terminando em quinto lugar (uma vitória e quatro outros pódios). No ano seguinte, passou a disputar a a Fórmula Regional Europeia (Freca), na equipe FA Racing, montada pelo espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial. O brasileiro terminou em 15º lugar na classificação geral, a quinta melhor marca dentro os 25 pilotos iniciantes na categoria. Em 2022, ainda competindo na Freca, o paulista passou a defender a equipe francesa R-Ace GP e terminou o ano com a sexta colocação geral: foram duas vitórias (Spa-Francorchamps e circuito de Barcelona-Catalunha) e outros cinco pódios.

NORRIS MAIS RÁPIDO

Com direito a apagão e também a uma chuva fina que acompanhou boa parte da atividade, a Fórmula 1 deu o seu pontapé inicial para a temporada 2025 na quarta-feira no Bahrein. No circuito de Sakhir, as dez equipes foram à pista para o primeiro dia de testes. A fim de começar a trabalhar os novos carros, o destaque ficou por conta de Lando Norris, da McLaren (1min30s430), que foi o mais veloz. O brasileiro Gabriel Bortoleto buscou uma recuperação no fim e em sua última volta rápida pulou do 17º tempo para o 12º com 1min31s690.

A segunda posição ficou com George Russell, da Mercedes, enquanto Max Verstappen, da equipe Red Bull, terminou em terceiro lugar. A quarta colocação ficou com o ferrarista Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Williams fechou a lista dos cinco primeiros. Uma das atrações no Bahrein, Lewis Hamilton, agora na Ferrari, fez o 13º tempo, atrás de Bortoleto.

A parte final do dia de trabalhos mostrou uma disputa acirrada para ver quem era o mais veloz. Norris assumiu o topo e Verstappen entrou na briga ao ser o segundo mais rápido superando Leclerc. Russell também pisou fundo, desbancou o atual tetracampeão mundial de F-1 e agitou ainda mais a disputa pelas primeiras posições.

Durante a atividade, uma surpresa. A bandeira vermelha precisou ser acionada por um motivo inusitado: queda de energia. O apagão deixou os boxes das equipes no escuro e a paralisação durou cerca de 30 minutos.

O imprevisto atrasou a programação e o fato obrigou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a emitir um comunicado. A organização do circuito também soltou uma nota para explicar o motivo da falta de luz.

“Aproximadamente às 17h de hoje, uma queda de energia causada por uma falha em uma subestação externa fez com que a sessão da tarde na pista fosse paralisada. A luz foi restaurada e a sessão retomada. Apreciamos a paciência de todos”, disse texto do informe.

Na pista, o monegasco Charles Leclerc foi um dos primeiros a se destacar e emplacou o melhor tempo com a marca de 1min30s878 superando o desempenho de Russell.

Mas a chuva também entrou em cena e ajudou a tornar o dia de testes mais complicado para os pilotos. Em meio aos imprevistos, quem mostrou uma boa performance foi a McLaren. O britânico Lando Norris fez 1min30s430 e deu uma mostra do bom acerto da McLaren.

Com uma atuação discreta em boa parte da atividade, Bortoleto correu com pneus duros e só apresentou uma boa recuperação no fim. Em sua última volta rápida, ele fez 1min31s690 e obteve o 12º melhor tempo. No total, o brasileiro completou 58 voltas ao longo da sessão. (Com AE)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x