9 de Abril de 2025

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > UFSCar disponibiliza dissertação de mestrado da professora Diana Cury

UFSCar disponibiliza dissertação de mestrado da professora Diana Cury

31/03/2025 16h57 - Atualizado há 1 semana Publicado por: Redação
UFSCar disponibiliza dissertação de mestrado da professora Diana Cury Diana Cury: Professora, diretora de escola e vereadora falecida em 2023 deixou importante legado para a educação pública

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) digitalizou e disponibilizou a dissertação de mestrado da professora Diana Cury (1943-2023), intitulada “A dimensão pedagógica na atuação do diretor de escola pública de primeiro e segundo graus”. O trabalho acadêmico agora pode ser acessado por toda a comunidade educacional por meio do link: https://hdl.handle.net/20.500.14289/21619A iniciativa foi recebida com grande satisfação pelos familiares da professora, falecida em 20 de dezembro de 2023. Diana Cury teve uma trajetória marcante na educação e na política de São Carlos, atuando como diretora de escola, musicista, vereadora e primeira mulher a presidir a Câmara Municipal (biênio 2005-2006).

A dissertação foi apresentada em 1988 junto ao Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob orientação da professora Maria da Graça Nicoletti Mizukami. “Esperamos que este importante trabalho seja de grande utilidade para os estudos e pesquisas acadêmicas, bem como para os profissionais da educação, especialmente os que atuam em gestão pública”, declarou Cynthia Cury, filha da professora Diana.

TRAJETÓRIA E LEGADO

Diana Cury nasceu em São Paulo, em 6 de setembro de 1943, filha de Nahim Cury e Albertina Bonduki Cury. Criada em São Carlos, onde seus pais se estabeleceram no ramo comercial, formou-se musicista no Conservatório e Orfeão São-Carlense. Graduada em Biologia e Pedagogia, concluiu o mestrado em Educação pela UFSCar e dedicou sua carreira à formação de crianças e adolescentes, atuando como diretora da Escola Estadual Ludgero Braga e coordenadora do curso de Pedagogia da Unicep.

Casou-se em 1965 com Wilson Wady Cury (1937-2012), com quem teve três filhos: Cynthia, Cláudia e Wilsinho. Era avó de Giovanni, Paola, Gabriel e Lucas. Ao lado do marido, liderou o Coral dos Encontristas da Catedral, criado na década de 1970.

Na política, foi eleita vereadora em 1996, sendo reeleita em 2000 e 2004. Durante sua atuação na Câmara Municipal, ocupou cargos de destaque, como 2ª Secretária da Mesa Diretora (1997-1998), 1ª Vice-Presidente (2003-2004) e Presidente (2005-2006). Presidiu ainda a comissão de readequação do Regimento Interno da Câmara, a Comissão de Revisão da Lei Orgânica do Município e a Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Com sua atuação, Diana Cury deixou um legado significativo para a educação, a cultura e a política de São Carlos, sendo lembrada por sua dedicação e compromisso com a comunidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest


0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x