28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Casa de Saúde investe no atendimento a gestante

Casa de Saúde investe no atendimento a gestante

20/11/2011 10h47 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Casa de Saúde investe no atendimento a gestante

Em agosto, a Casa de Saúde de São Carlos, inaugurou as novas instalações de sua Maternidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Infantil e desde então, vem se transformando em referência na região e implantando novas ações para dar atenção devida as mamães e futuras mamães.

Desde a inauguração, 60 procedimentos foram realizados, na grande maioria, cesarianas, ainda uma realidade da sociedade imediatista. A coordenadora da maternidade, Jamile Bussadori, conta que a maternidade foi idealizada em cima de uma estrutura que valorize a questão da humanização da assistência. “Temos um pouco de preocupação em usar este termo, pois no parto humanizado devemos ter um olhar diferenciado para a mulher, oferecer medidas de alívio dos desconfortos, estimular a presença do acompanhante durante o parto e fazer com que a mulher seja acolhida antes e depois do parto”, explica Jamile.

Um dos objetivos da equipe é atender a mulher desde a gestação até o pós-parto. Para isso, já está prevista a inauguração do Grupo de Apoio ao Parto. “As atividades começam a partir do dia 10 de dezembro e a ideia é que as pessoas venham para conversas abertas, para trocar experiências e visitar a instituição”, explica a coordenadora.

Jamile explica que outro objetivo é estimular o cuidado pós-parto. “Sabemos que quando os pais saem da maternidade vem as questões sobre amamentação, quais os cuidados com o bebe, entre outros, por isso, a proposta é oferecer dois serviços, um atendimento individual em que a mãe volta logo após o parto para uma avaliação e o outro uma roda de mães”, explica.

A Roda de Mães será iniciada nesta terça-feira (23) e terá como principal objetivo o reencontro entre as mães para que possam entender que todo mundo está passando pela mesma fase. “Será um ambiente em que as mães podem trazer seus filhos e serão acompanhadas por profissionais qualificados. A troca experiências é muito produtiva. Na troca, não existe culpa por algo que acha que não fez certo, as mães se fortalecem e começam, até mesmo, a identificar os cenários com a chegada do bebe”, comenta Jamile.

A Casa de Saúde traz a opção de suítes adaptadas para o parto humanizado em que a gestante sinta-se fora do ambiente hospitalar, ainda uma novidade da região e que pos isso vem recebendo gestantes até mesmo de outras cidades. Um outro fato interessante é a visita de equipes de outras maternidades, como da cidade de Santos, que vieram conhecer a nova estrutura e levar a proposta.

O Grupo de Apoio é destinado a todas população. Já a Roda de Mães será destinada as mulheres que tiverem seus filhos na própria maternidade. As atividades são gratuitas.

Histórico – A maternidade conta com salas de apoio para os profissionais e para os familiares, leitos de UTI Neonatal para recém-nascidos e pediátricos para crianças maiores, sala de ginástica para gestantes, salas de cirurgia e equipamentos modernos para atender as necessidades das gestantes.

Alguns quartos foram adaptados para propiciar um ambiente aconchegante em que a gestante sinta-se fora do ambiente hospitalar. Para isso, o espaço conta com móveis e camas diferenciados, banheira, espaço amplo e até, acesso a um pequeno jardim feito com plantas medicinais, como camomila e lavanda.

 

Edição: Jeferson Vieira

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x