27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Crepúsculo traz a tona amores impossíveis

Crepúsculo traz a tona amores impossíveis

20/11/2011 10h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Crepúsculo traz a tona amores impossíveis

Nesta semana, as portas dos cinemas de todo o Brasil ficaram lotadas e filas se formaram para assistir, em primeira mão, mais um filme da Saga Crepúsculo, Amanhecer – Parte I, febre nacional, principalmente entre o público mais jovem.

A história gira em torno de um amor “impossível” entre o vampiro Edward Culler e a humana Bella Swan. Um amor impossível para nós humanos reais, pois o casal, no cinema, casa e tem filhos.

O filme traz a tona o comportamento do jovem em relação aos amores proibidos que no filme foge um pouco da realidade. Para a psicóloga, especializada em Terapia Cognitiva Comportamental, Graziela Baron Vanni, o amor proibido é bem coisa de adolescente. “A característica central do adolescente é a impulsividade e o risco, eles não avaliam consequências e acabam gostando do proibido. Isso também acaba sendo um diferencial com os amigos, é como se eles tivessem mais poder, contam suas aventuras de uma forma mágica e são vistos pelos amigos como “tudo de bom””, comenta Graziela.

Para a estudante Jaqueline Souza, que ontem chegou cedo ao cinema para não ficar sem ingresso, o filme mostra uma história que pode ser real se visto de outra maneira. “Adoro a história, a trama, mesmo sabendo que no fim, provavelmente, serão vampiros felizes para sempre. Mas, na realidade, sempre vemos amores impossíveis, por idade e classe social, por exemplo”, comenta.

Para a psicóloga, o jovem pode se identificar, de alguma maneira, com os personagens do filme, algo bem comum. “Todo e qualquer personagem que retrata de alguma forma a fase que esta a pessoa ela cria uma identificação. No caso do filme, a Bela acaba sendo uma peça bem chave, as meninas querem estar no lugar dela, vivendo esse conflito de gostar de duas pessoas ao mesmo tempo. Gostar de alguém e não ser correspondido”, explica. “Viver um amor impossível. Tudo isso faz muito parte da nossa realidade, por isso as identificações. Ao ver o filme a pessoa além de se sentir no lugar do personagem, acaba se modelando no personagem e usando as estratégias deles para resolver ou criar mais conflitos”, acrescenta.

O quarto filme da Saga Crepúsculo pode ser visto nas salas de cinema da cidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x