F1 diz que é seguro correr no Bahrein
O Bahrein é um lugar seguro para correr, e a prova do próximo fim de semana irá transcorrer conforme o planejado, disseram os organizadores da Fórmula 1 em nota divulgada nesta sexta-feira, 19.
A nota, assinada conjuntamente pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pelo dirigente comercial Bernie Ecclestone, ocorreu após pedidos de políticos britânicos e de outras personalidades para que a corrida fosse cancelada, devido a preocupações com os direitos humanos no pequeno reino árabe.
Em 2011, a prova foi cancelada devido a distúrbios políticos que deixaram 35 mortos. Confrontos entre policiais e manifestantes são comuns desde então.
A nota diz que a FIA e a Administração da Fórmula 1 (FOM, na sigla em inglês) “desejam confirmar conjuntamente sua crença de que o GP do Bahrein deve ir adiante neste fim de semana”. Afirma ainda que autoridades e organizadores locais deram garantias de segurança.
“A FIA e a FOM também acreditam fortemente que o esporte pode ser uma força positiva, e que realizar o GP do Bahrein contribuirá para acalmar algumas das questões abordadas na imprensa.”
Ecclestone, de 82 anos, foi ao Bahrein para a corrida, mas o presidente da FIA, Jean Todt, não compareceu.