Dia Nacional do Choro presta homenagem a Pixinguinha
Para comemorar o Dia Nacional do Choro, será realizado nesta terça-feira, , 23, no Almanach Bar e Restaurante, o evento “Pixinguinha em Noite Ilustrada”, no qual o projeto Academia do Choro faz uma apresentação em homenagem a um dos maiores artistas da música brasileira. O show com aproximadamente três horas de duração será composto por choros de Pixinguinha ao bandolim, músicas de Pixinguinha em parceria com Benedito Lacerda e sambas e choros cantados. A noite contará com cerca de 10 músicos que se revezarão no palco.
A data que celebra o Dia Nacional do Choro coincide com o dia de nascimento de Pixinguinha, considerado uma das referências mais importantes para a música brasileira. Ele contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
De acordo com o flautista, pesquisador e fotógrafo Renan Moretti Bertho, organizar uma homenagem a Pixinguinha é uma grande responsabilidade que não admite ter nenhuma carência com relação à qualidade musical.
“Estamos nos dedicando há meses, realizando ensaios e fazendo planejamento para construir esse evento. Nessas condições, acreditamos que além de comemorar o dia do choro, é também nosso objetivo mostrar para a população que realizamos um trabalho sério e que somos comprometidos de fato com a música”.
Renan afirma que eventos relacionados ao choro são importantes, pois divulgam a prática musical e valorizam o trabalho dos músicos e artistas locais. “Ao realizarmos eventos dessa natureza em São Carlos, possibilitamos acesso e conhecimento a esse gênero. Vale ressaltar que o choro tem ganhado força, espaço e reconhecimento em diversas cidades do interior paulista, por exemplo: Ribeirão Preto, Piracicaba e Leme. São cidades que possuem movimento representativo organizado por jovens músicos que estão fortemente engajados no fazer musical e na divulgação do choro. Nesse sentido, a realização de eventos dessa natureza em São Carlos soma-se a um trabalho dos músicos de outras cidades do interior, reafirma nossa posição de produtores e consumidores de música e fortalece a cultura de maneira geral”.
O projeto Academia do Choro foi idealizado pelo bandolinista Tiago Veltrone, que tem como proposta realizar a divulgação do choro em São Carlos. O projeto que teve início em 2011 visa promover rodas de choro para que a comunidade possa apreciar e conhecer o repertório desse gênero da música popular instrumental brasileira.
“O trabalho se tornou referência para a população são-carlense e atualmente são realizadas rodas de choro semanais que promovem prática instrumental, vivência musical e sociabilidade para os interessados em choro. Uma vez por ano realizamos uma comemoração especial de aniversário da Academia do Choro com a participação especial de grupos de choro e artistas chorões da região”, completa Romeu Moretti Bertho.