15 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USP discute nascimento do Universo

USP discute nascimento do Universo

21/05/2013 11h08 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
USP discute nascimento do Universo

Héctor Vucetich, professor da Faculdade de Ciências Astronômicas e Geofísicas da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, ministrará palestra O Nascimento do Universo. O evento é promovido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP como parte do Programa Ciência às 19h.

 

Partindo dos mitos cosmológicos da antiguidade, o palestrante chegará ao que denomina de mito cosmológico científico: “O objetivo é dar uma visão de como se originou nosso universo, de acordo com a ciência moderna, abordando a única teoria sobre o assunto que sobreviveu: o Big Bang”.

Questionado sobre o termo mito cosmológico científico, o professor Héctor explica: “Entendo o mito como uma história que se ocupa de tempos primitivos, que é protagonizado por personagens importantes e distantes. E esta me parece uma definição perfeita de Big Bang: uma história dos tempos primitivos, protagonizada pelas leis da física, que são importantes e, inclusive para nós, são distantes”.

Luiz Agostinho Ferreira, professor da USP e coordenador do Programa Ciência às 19h, define Cosmologia como as idéias que nos levaram a entender o universo tal como o vemos hoje, e sobre o evento ele diz: “Acho uma excelente oportunidade para o público de São Carlos, mas não só daqui, já que as pessoas podem ter acesso à palestra pela internet”.

Questionado sobre polêmicas que a discussão sobre a origem do universo por vezes levantam, ele diz: “Às vezes acontece, mas, em geral, as pessoas são muito racionais e distinguem a crença religiosa do conhecimento científico. Este tem limites que ele mesmo se recomenda: a ciência não é ilimitada”.

Segundo ele, ciência não se opõe à religião: “Muitos de meus amigos dizem: ou ciência ou religião. Mas são duas áreas distintas do pensamento humano. A religião é pensamento transcendente, a ciência é intranscendente, ou seja, se ocupa das coisas que podemos medir, observar ou tocar. Ou, como disse o bispo a Galileu: a Bíblia nos ensina como ir ao Céu e não como é o Céu”.

Mas qual a importância de um tema como esse? O professor Héctor responde: “As pessoas estão interessadas, elas querem saber. E nós, como cientistas, temos que contar de forma sensível, não os detalhes técnicos, mas sim as ideias que estão por trás das nossas concepções do universo”.

 

SERVIÇO – A palestra, que será realizado no Auditório Sérgio Mascarenhas (IFSC), no campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400, é gratuito. Mais informações pelos telefones (16) 3373-8075  e 3373-868. A palestra poderá ser acessada pelo site  www.ciencia19h.ifsc.usp.br

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x