27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Fim de convênio impossibilita projeto de alfabetização de adultos

Fim de convênio impossibilita projeto de alfabetização de adultos

10/06/2013 22h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Fim de convênio impossibilita projeto de alfabetização de adultos

O Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova) terá as atividades encerradas em São Carlos. É o que garante a professora Larissa Pedronero, que atua no projeto há pouco mais de um ano. O Mova foi criado em 2002 e atualmente conta com a participação de 14 professores, também conhecidos como educadores populares.

Segundo Larissa, o Mova é um projeto intermediário do EJA (Educação de Jovens e Adultos). São Carlos conta com 242 alunos, que são atendidos em centros comunitários, igrejas e no Assentamento Nova São Carlos. O distrito de Santa Eudóxia conta com duas turmas do projeto.

Ela conta que a Secretaria de Educação avisou aos educadores sobre o fim do projeto na última sexta-feira. “Nós, professores, fomos incumbidos de avisar os alunos sobre o fim das atividades. Isso é uma pena porque muitos alunos enfrentam chuva, frio, o cansaço do dia a dia para aprender”, desabafa a professora.

Cada professor recebe R$ 550 mensais para atuarem como voluntários no projeto. Esse dinheiro é repassado a uma Organização Não Governamental (ONG), que efetua o pagamento do grupo. Larissa relata, inclusive, que a última parcela está em atraso, mas esse não é o fator determinante do protesto.

“O dinheiro não paga o prazer de presenciar pessoas com mais de 70 anos conhecendo letras e números, formando palavras”, esclarece Larissa, que trabalha em um colégio particular e atua em outros dois projetos de alfabetização.

 

Desinteresse de entidade ocasionou término do convênio

A secretaria de Educação de São Carlos enviou nota esclarecendo o término do convênio com a entidade “Núcleo Cristão os Guardiões do Amor”, que recebia e repassava os recursos aos docentes.

De acordo com a nota, o convênio iria se expirar no dia 16 de maio de 2013 e a entidade foi lembrada dessa data em abril. Porém, apenas no dia 17 de maio, a entidade enviou documento informando que “por motivo de força maior não irá prorrogar o convênio nº69/08-Proc 6.672, continuando apenas com a sala de aula que é desenvolvida nesta instituição”.

Ainda segundo a Prefeitura, os recursos restantes e referentes ao contrato foram repassados à entidade no dia 18 de maio. “A informação tardia sobre o desinteresse sobre novo convênio tornou impossível a continuidade desse atendimento em tempo hábil para a participação de outra entidade que se credenciasse”, informou a Prefeitura.

Segundo a secretaria de Educação, outro programa de alfabetização, o Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende 600 alunos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Intrigante
Intrigante
10 anos atrás

Tem o lado da instituição??? o assunto ta interessante…..

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x