Orquidário de São Carlos promove mostra neste final de semana
Aos apaixonados por orquídeas, será realizado em São Carlos neste sábado, 15 e domingo, 16, das 9h às 22h, na FESC, conhecida como campo do Rui, o 1º Arraial de Orquídeas de Inverno promovido pelo Orquidário Recanto que há 15 anos produz e comercializa as flores consideradas especiais pelas suas várias espécies e cores. A entrada é gratuita.
A mostra deste final de semana contará com cerca de 2.000 plantas, de diferentes espécies, tamanhos, cores e perfumes. Entre mudas a florir e plantas adultas os preços podem variar de R$ 5 a R$ 80, dependendo da sua raridade.
A organizadora da mostra de orquídeas e proprietária do orquidário Recanto, Chris Colombo, acredita que cerca de 70% das casas em São Carlos tenham pelo menos uma espécie da flor. “Aqui na cidade a demanda por orquídeas é muito grande. São pessoas de várias faixas de idade que se interessam por elas. O clima da cidade é bastante favorável para o cultivo desse tipo de planta. Outro fator é que o manuseio e cultivo de orquídeas são uma atividade altamente terapêutica. Conheço muitas pessoas que por diversas razões não estavam bem psicologicamente e com a atividade de cultivar orquídeas tiveram uma melhora significativa na saúde mental”.
Quanto aos cuidados com as orquídeas, conhecidas por sua delicadeza, a especialista aponta que a principal tarefa para mantê-las vivas e floridas por muito tempo é assegurar que estejam em ambiente adequado. “As orquídeas precisam fundamentalmente de muita luz, porém deve ser uma luz indireta, já que sol demais as queimam e pouca luz as murcham. O ideal é regar com água duas vezes por semana e adubar a cada quinze dias”. Repare na coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir.
Outra dica é optar por vasos de barro aos de plástico. Apesar de serem mais caros, os primeiros têm mais porosidade e drenam melhor a água. Se optar pelos plásticos, fique de olho nas regas para não encharcar demais a planta. Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.
Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos: esta é a frente da orquídea. A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar. Antes de cortar a orquídea, esterilize a tesoura (com um maçarico portátil ou no fogão). Deixe esfriar para depois usá-la.
E por fim, observe se há manchas na folhagem. elas podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.