IFSP de São Carlos terá novo curso em agosto
Com 32 professores e 560 alunos em cinco cursos (três tecnólogos e dois superiores), a unidade São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), fundada em 2008, se prepara para dar início a um novo curso superior: Gestão de Tecnologia em Processos Gerenciais.
“O curso terá dois anos, e visa suprir necessidades da área de serviço”, explica Wanda Tedeschi, diretora geral da unidade do IFSC na cidade: “Já temos os 40 primeiros selecionados pelo SISU, que começam em agosto”, diz.
Além desse curso, o IFSP oferece o de Técnico Integrado em Informática para Internet, Técnico em Comércio, Técnico Integrado em Informática para Internet. Oferece também dois outros cursos superiores: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Tecnologia em Manutenção de Aeronaves.
Com o novo curso ela ressalta que o número de alunos pode chegar até 650, mas afirma: “Enquanto funcionando dentro da UFSCar”. É que o IFSP está construindo prédio próprio em terreno de 25 mil m² na região norte da Universidade Federal: “No novo prédio, a perspectiva é de alcançar os 1200 alunos em breve”.
O novo prédio, com 8 mil m² e um investimento de R$ 11,8 milhões, tem previsão de ser inaugurado em janeiro de 2014: “Teremos um hangar onde serão instalados os motores e equipamentos para os alunos do curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves”.
Além do hangar, as edificações terão três outros blocos: de convivência, de salas de aula e administrativo.
OS ALUNOS
“Muitos dos nossos alunos estão no mercado antes de se formar”, explica Wanda. Muitos deles trabalham na TAM e na Embraer, por exemplo.
Ela afirma que, em geral, o IFSC tem como aluno pessoas de São Carlos e cidades da região: “O que não ocorre, por exemplo, com a USP e UFSCar”. Ela afirma isso tomando como base uma pesquisa realizada pelo IFSP: “Pedagogos, psicólogos e técnicos educacionais se debruçaram sobre esse assunto e concluíram que os nossos alunos são da região”.
No Estado, o IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campi e 20 polos de educação a distância espalhados por São Paulo.