Em show Sanfonias faz releituras de choros tradicionais
“Flor Amorosa”, “Odeon”, “Tico-Tico no Fubá”, “Brasileirinho”, são alguns dos clássicos do chorinho brasileiro que integram o repertório do grupo Sanfonias que se apresenta nesta sexta-feira, 28, no projeto Todos os Tons do Sesc às 20h com entrada gratuita.
Há mais de seis anos fazendo releituras de chorinhos tradicionais, a banda foge à formação tradicional das antigas rodas de choro, dando destaque especial à sanfona acompanhada de cavaquinho, violão e percussão. Os arranjos próprios do grupo, misturando música latino-americana dão um toque inusitado à música popular brasileira.
Aliando a sonoridade da tradição nordestina sanfoneira ao espírito urbano do chorinho, Sanfonias faz shows e eventos na capital, e em todo estado de São Paulo, conquistando público fiel com um repertório regado pela cadência e harmonia dos instrumentos.
Na sanfona, Lourdes Degani, graduada pelo Conservatório Carlos Gomes, imprime a base melódica do grupo, acompanhada pela percussão de Nelson Cardoso, e pelo conjunto harmônico do violão de Joãozinho sete Cordas e do cavaquinho de Fabiano Pires.
A qualidade sonora é resultado da experiência e profissionalismo dos músicos que integram o quarteto. Joãozinho 7 Cordas, nome artístico de João Santos, é professor e coordenador de violão clássico e popular da Escola Arte Musical e atua como músico nos grupos Sanfonias (Choro) , Água de Benzê (Samba) e apresentações como solista.
Fabiano Pires, professor e cavaquinista do grupo, tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho instrumental próprio, direcionado a MPB.
E Nelson Cardoso, instrumentista autodidata, é responsável há mais de dez anos pela percussão de grupos e parcerias musicais na vertente do samba, do choro e dos ritmos latino-americanos.