27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Bovespa tem pior semestre em mais de quatro anos

Bovespa tem pior semestre em mais de quatro anos

28/06/2013 22h12 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Bovespa tem pior semestre em mais de quatro anos

A Bovespa fechou o semestre com o pior desempenho semestral desde 2008, e investidores já se preparam para fechar 2013 no vermelho, avaliando que apenas uma reversão de expectativas com a economia doméstica poderá mudar esse cenário.

 

Com a queda de 0,32 por cento na última sessão do mês, a 47.457 pontos, o Ibovespa, principal índice acionário doméstico, fechou junho com desvalorização de 11,3 por cento, o pior desempenho mensal desde maio do ano passado. O giro financeiro da sessão foi de 9,05 bilhões de reais.

Na primeira metade do ano, o Ibovespa teve um recuo de 22,1 por cento – pior desempenho semestral desde a queda de 42 por cento registrada no segundo semestre de 2008, ápice da crise nos Estados Unidos que culminou na quebra do Lehman Brothers.

O consolo, segundo os profissionais de mercado, é que aparentemente há pouco espaço para os preços caírem muito mais, pois já refletem a combinação de piora generalizada dos fundamentos macroeconômicos do país com o pico de aversão global a risco, após os Estados Unidos apontarem para redução dos estímulos monetários.

Para especialistas, os sinais do banco central americano, Federal Reserve, de que pode reduzir nos próximos meses o seu programa de compra de títulos e, consequentemente, reduzir a liquidez do mercado, catalisaram o pessimismo do mercado.

“Isso diminuiu o fluxo para mercados emergentes e isso deve continuar nos próximos meses”, disse Walter Mendes, sócio da Cultinvest Asset Management. “O que ainda vamos descobrir é a intensidade com que isso vai acontecer”.

Na sua visão, por isso não surpreende o fato de que as ações consideradas de maior risco, como as das empresas do empresário Eike Batista, tenham estado entre as maiores quedas recentes.

Nesta sexta-feira, algumas delas, como a mineradora MMX, a empresa de logística LLX e a petroleira OGX estiveram novamente entre os destaques negativos da sessão, enquanto investidores seguiam ajustando carteiras.

Mas o grande vilão da bolsa, de acordo com profissionais do mercado, é a piora generalizada da economia doméstica, com fraco crescimento do PIB, inflação em alta e fracos dados da balança comercial.

Foi esse quadro que levou a agência de classificação de crédito Standard & Poor’s revisar no começo do mês a perspectiva do rating soberano do Brasil de “estável” para “negativa”.

“Precisamos de um choque de credibilidade para a bolsa mudar de rumo”, disse Álvaro Bandeira, sócio da Órama Investimentos no Rio de Janeiro.

 

Na semana passada, uma pesquisa da Reuters mostrou que analistas estimam que o Ibovespa vai subir para 57.500 pontos até o final do ano, um ganho de 17 por cento sobre os níveis atuais, mas ainda abaixo do patamar de 60.952 pontos de 2012.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x