Presidente do Barça pede ação da Uefa
O presidente do Barcelona, Sandro Rosell, pediu nesta quarta-feira, 28, que a Uefa mude as regras sobre o pagamento de taxas dos clubes para agentes de jogadores, alegando que o sistema atual em que os jogadores não pagam por sua própria representação não faz sentido.
“Sempre perguntei a mim mesmo por que, quando um agente que representa um jogador vem negociar um contrato deste jogador com o clube, é o clube que paga pelos serviços do agente?”, disse Rosell, durante uma conferência sobre futebol em Dubai.
“Quando ele está defendendo a outra parte, e o que ele quer é conseguir o maior número possível para a outra parte e, no final, você tem que pagar a comissão ao agente, isso não faz sentido. Isto é algo que eu peço que a Uefa mude como regra.”
O sistema tem sido alvo de críticas e a Fifa, organismo que comanda o futebol em nível mundial, anunciou em setembro planos para dar mais transparência às transações e estabelecer um teto para o montante que os agentes podem ganhar com transferências de jogadores.
Embora lembrando que os agentes são de responsabilidade da Fifa, o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, disse ter simpatia com a posição expressada por Rosell.
“Também concordo sobre quem tem de pagar pelo agente -o jogador, que é quem usa o agente”, afirmou Infantino.
“Isso parece bastante óbvio, também. Se você vai ao cabeleireiro, você não manda seu empregador para pagar a conta”, acrescentou.