4 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > São Carlos sedia exposição do Brahman

São Carlos sedia exposição do Brahman

29/07/2013 22h34 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos sedia exposição do Brahman

O Sindicato Rural de São Carlos e a Associação Brahman Paulista, com apoio da Engenharia Bandeirantes, Prefeitura de São Carlos e Associação dos Criadores do Brahman do Brasil, realizam, de 9 a 11 de agosto, no Cemosar, no quilômetro 1 da rodovia Domingos Innocentini, a IV Exposição do Brahman.

 

No dia 9 de agosto será realizado leilão com oferta de animais e genética. Também haverá julgamento da raça Brahman e provas funcionais do cavalo quarto de milha.

No dia 10 de agosto, às 11h, será realizada uma solenidade com a presença da secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Monika Bergamaschi, do presidente  do Sistema FAESP/Senar, e do superintendente do Senar, Marco Antonio de Moraes Biral, do prefeito Paulo Altomani (PSDB) e de seu vice-prefeito, Cláudio Di Salvo (DEM).

O presidente do Sindicato Rural, o engenheiro agrônomo Eunízio Malagutti, afirmou que trata-se de um momento importante para agropecuária regional. “Na verdade o gado Brahman vem crescendo gradualmente com grandes criadores na região e uma exposição destas com a presença de autoridades é fundamental para consolidarmos a força de nossa pecuária”, enfatizou o ruralista.

 

GADO BRAHMAN – Brahman, Bos Indicus (Zebu), é uma raça bovina resultado do cruzamento de quatro outras raças: Gir, Nelore, Guzerá e Krishna Valley. Tem sua origem os Estados Unidos. Recentemente introduzido no Brasil, importado em 1994. Um ano antes a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ e da Associação Americana de Criadores de Brahaman – ABBA, alteraram a legislação o que facilitou o ingresso na raça no Brasil. Desde então pelos dados dos Registros Genealógicos de Nascimento notou-se um crescente aumento da criação da raça.

Criadores importantes da pecuária de corte no Brasil, procurando melhorar a raça introduziram uma genética oriunda de países como Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Paraguai.

 

Características da raça

–  Tolerância a altas temperaturas e umidade. O pelo curto, grosso e sedoso, reflete os raios solares

– A cor clara não é atrativa aos insetos.

– As fêmeas tem grande facilidade no parto pois o bezerro, além de ter pouco peso ao nascer, possui a cabeça pequena e os ombros estreitos.

– As fêmeas têm capacidade reprodutiva regular.

– Possuem alta resistência a doenças.

– Como é um Bos indicus (Zebu), não tem parentesco com Bos taurus, o que lhe dá vigor híbrido, isto é, maior velocidade de crescimento (com eficiente conversão alimentar), o que ocasiona produção de carne magra (sem gordura entremeada).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x