“A política não tem princípios”, diz deputado Alexandre Frota
Em visita a São Carlos, parlamentar do PSDB paulista recebeu dois pedidos de emenda dos vereadores tucanos no valor de R$ 600 mil
Com a frase categórica: “A política não tem princípios”, o deputado federal paulista Alexandre Frota (PSDB) afirmou que sua candidatura à presidência da Câmara dos deputados, em Brasília (DF), foi arquitetada para que ele pudesse usar a tribuna do Plenário e criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Foi uma candidatura de protesto de repúdio. Na política não se tem princípios, você pode escolher a verba ou o verbo. Eu escolhi o verbo.”.
O tucano afirmou que usou a candidatura para revelar à população a associação de Bolsonaro ao Centrão -formado por deputados conservadores que estão entre à direita e a esquerda na política-, ala que ele [Bolsonaro] chamou de corrupta e nefasta. Mas que agora torna-se aliada do presidente de primeira hora. “Se hoje Bolsonaro está sentado na cadeira de presidente é pelo acordo que fez com o Centrão, para sobreviver aos 65 pedidos de impeachment, que ficaram na gaveta do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM)”.
Na avaliação de Frota, os votos ao candidato apoiado pelo Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP, de Alagoas) foram comprados com emenda parlamentar. “O próprio Lira recebeu emenda para assumir esse papel. Os 265 deputados que formaram a força tarefa para elegê-lo também receberam emendas.
Leia ainda
Prefeitura mantém São Carlos na fase laranja no fim de semana; fase vermelha começa na segunda (8)
Segurança Hospitalar – Covid-19 afasta 930 profissionais de saúde
Mesmo com a fase vermelha retorno às aulas em São Carlos será mantido
Ele diz acreditar que a sua oposição ao governo não irá desfavorecer na campanha de reeleição em 2022. Frota foi eleito em 2018 pelo PSL, na onda que levou Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Mas rompeu com o presidente. Fez diversos ataques ao chefe do governo. Disse que a gestão da pandemia é ruim e que Bolsonaro protege seu filho senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) de acusações de corrupção.
“Eu era desacreditado, ninguém apostava que eu pudesse me eleger. Construí a minha plataforma política, e escolhi ser deputado federal. Eu me elegi ajudado pela onda do bolsonarismo, mas da mesma maneira, o presidente se favoreceu com a minha campanha”, afirmou.
Frota analisa a sua campanha e afirma: “em uma época em que quase ninguém acreditava no projeto do Bolsonaro, eu levei o nome, do estão candidato do PSL, para muitas pessoas que até aquele momento não cogitavam esse voto”.
Na avaliação do parlamentar, Bolsonaro ter como aliado os presidentes do Senado e da Câmara irá enterrar os pedidos de impeachment como ainda as inúmeras investigações de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que envolvem deputados da ala bolsonarista.
Emenda Parlamentar
Frota disse não se recordar dentro de seu mandato como deputado ter recebido pedido de emenda parlamentar para São Carlos. Mas, que está à disposição para encaminhar as demandas que surgirem.
Após a entrevista os vereadores Marquinho Amaral e Rodson Magno, ambos do PSDB de São Carlos) entregaram dois pedidos de emenda que somadas são de R$ 600 mil destinadas a entidades filantrópicas e assistências da cidade.
Frota afirmou que sendo pedidos sérios ele estará empenhado em ajudar a destinar emenda para a cidade. “Eu tenho um bom relacionamento com o governo estadual que me destinou emendas. Eu espero que possa ajudar São Carlos na área da saúde, do esporte e da cultura”, segmentos que o deputado disse ter trabalhado nos dois anos de mandato.
Por Hever Costa Lima