Álbum da Copa das Confederações é sucesso
A seleção brasileira enfim desencantou. No último amistoso, na Nova Arena do Grêmio, contra a França, a vitória por 3 a 0 encheu de orgulho o torcedor que andava meio cabisbaixo. Mas ainda é pouco, pois a seleção que mais ganhou a Copa do Mundo tem uma torcida exigente, que está acostumada apenas a vencer.
Na boca do povo o Brasil tem por obrigação ser campeão da Copa do Mundo de 2014, que será disputada em solo tupiniquim, e a preparação oficial começa no próximo sábado, 15, na partida entre Brasil e Japão, na abertura da Copa das Confederações.
Mas, para os colecionadores, a competição já começou. Pela primeira vez um álbum oficial tem uma versão dedicada à Copa das Confederações, e se a seleção não vai tão bem, a venda de álbuns e figurinhas segue de vento em polpa. É o que afirma Eduardo Andrade, proprietário de uma tradicional banca de revistas na Praça da XV. “Não estou surpreso porque sabemos do sucesso dos álbuns de futebol. O álbum e as figurinhas vendem que nem água, chegam na sexta-feira e acabam no mais tardar na segunda. Na verdade estamos é perdendo vendas, porque a própria fabricante não apostou tanto no sucesso”.
Essa também é a mesma opinião de outros proprietários de bancas espalhadas por São Carlos, em pesquisa realizada pela reportagem do Jornal Primeira Página.
Figurinhas repetidas – Além das vendas, o sucesso fica pelas trocas entre colecionadores de figurinhas repetidas, que se organizam para conseguir completar seus álbuns o quanto antes, e o ponto de encontro em São Carlos é justamente a Praça da XV.
“No último domingo, com chuva, tinha entre 30 e 40 pessoas trocando, e o mais legal é que varia muito a idade, a maioria tem menos de 30 anos, mas tem também os pais que acompanham os filhos” afirma Eduardo.