Brasil salta para 9º lugar no ranking da Fifa
A conquista do tetracampeonato na Copa das Confederações rendeu à seleção brasileira de futebol um salto de 13 posições no ranking da Fifa, saindo de sua pior colocação histórica em 22º para 9º lugar, informou a entidade que rege o futebol mundial nesta quinta-feira, 4.
A Espanha continua em primeiro lugar (desde agosto de 2011), à frente da segunda colocada Alemanha, que é seguida de perto por uma surpreendente Colômbia, cujo terceiro lugar é sua melhor posição no ranking. O desempenho se explica pela boa campanha do time sul-americano nas eliminatórias para a Copa do Mundo, com sete vitórias em 12 jogos.
O Brasil agora ocupa o lugar que era da Inglaterra, que caiu seis posições, para 15º colocação. A seleção brasileira não figurava entre os dez primeiros desde junho de 2012.
O Brasil foi campeão invicto da Copa das Confederações e derrotou na final a campeã mundial e bicampeã europeia Espanha por 3 x 0 no domingo. Sete jogadores brasileiros foram escolhidos para a seleção da competição, divulgada pela Fifa. O técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari também foi eleito o melhor da competição.
A votação foi popular e os torcedores escolheram através do site da Fifa os melhores de cada posição.