Acessibilidade urbana pauta debate com pesquisador
Professores e pesquisadores de renomadas universidades do Brasil e do exterior estão reunidos nesta semana, em Brasília (DF), para participarem do “Seminário Internacional Metropolização Brasileira e os Desafios da Gestão Urbana: o Papel da Pós-Graduação”, que termina nesta quarta-feira (9). O evento está sendo realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O professor e coordenador da Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos (IAU-USP), Renato Anelli, expôs na manhã de hoje (8) o painel “Habitação, Mobilidade e Acessibilidade Urbana”.
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, destacou que o evento, que integra as atividades em comemoração aos 60 anos da agência, foi idealizado com o propósito de, por meio de experiências nacionais e internacionais, identificar carências e elaborar editais de fomento que estimulem a produção científica brasileira nas áreas debatidas.
A explanação feita pelo coordenador da Pós-Graduação do IAU-USP fez parte de um dos seis painéis que compõem o seminário. Anelli explica que cada um deles culmina em diretrizes para uma política de indução à pesquisa aplicada aos problemas metropolitanos como mobilidade, habitação, enchentes e áreas de risco entre outros.
“Hoje temos a necessidade de avaliar a aplicação dos principais instrumentos de política urbana nacional ao nível municipal e metropolitano, em especial a distribuição de emprego e moradia, o que gera as enormes necessidades de deslocamento pendular de grandes contingentes de trabalhadores”, pontua Anelli. Para o professor do IAU-USP, a “universidade constitui um local privilegiado tanto para a análise das políticas públicas atuais, como também um espaço para o desenvolvimento de projetos inovadores de novas abordagens das infraestruturas de mobilidade urbana”.
Além de Anelli, participaram do painel Ricardo Triska (Universidade Federal de Santa Catarina), Carlos Correia da Fonseca (Universidade Técnica de Lisboa) e Nádia Somekh (Universidade Presbiteriana Mackenzie).