Cooperação Mútua

Celac e China assinam plano

Ricardo Stuckert/PR/ABr

Gabriel de Sousa/AE

A Cúpula de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) e a China assinaram um plano de ação após reunião em Pequim. No documento, divulgado pelo Itamaraty, foram definidos acordos de cooperação em diversos setores econômicos.
Os países se comprometeram em coordenar ações que busquem aprofundar a cooperação financeira entre a China e a Celac. Foi definido também que as nações vão reforçar, na Organização Mundial do Comércio (OMC), a defesa de um sistema multilateral de comércio baseado em “regras justas, razoáveis e transparentes”.
Os setores que devem ser beneficiados pelos acordos de cooperação são saúde, infraestrutura de transportes, agropecuária, indústria sustentável, tecnologia da informação, energia, cinema e telecomunicações. As nações também prometeram se unir para promover inovação científica e tecnológica.
Também foi firmada uma parceria conjunta para combater as mudanças climáticas, além de crimes como terrorismo, corrupção, tráfico de animais, drogas e pessoas e o garimpo ilegal. Os países ainda vão organizar uma oficina que vai priorizar a discussão de estratégias para a erradicação da pobreza.
A China se comprometeu a enviar fundos de crédito estimados em 66 bilhões de yuans, o equivalente a R$ 51 bilhões na cotação atual da moeda chinesa, para os países que integram a Celac. O país também oferecerá 3,5 mil bolsas de estudo e 10 mil oportunidades de treinamento entre 2025 e 2027.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Projeto
Iniciativa é da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados
Há 5 horas
Reedição/IOF
Se provado no mérito, volta a valer decreto do IOF com maior impacto
Há 1 dia
Fraudes no INSS
Drª. Juliana Cortes* Milhares de aposentados e pensionistas têm sido vítimas de fraudes que envolvem […]
Há 1 dia
plugins premium WordPress