Comissão arquiva processo contra ex-vice do BB
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu arquivar processo que apurava possível desvio de conduta ética do ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo devido a uma transferência de 900 mil reais para a sua conta bancária.
A decisão, tomada na última reunião do grupo nesta segunda-feira, 16, foi confirmada nesta quarta-feira, 18, pelo relator do caso, o advogado Américo Lacombe.
Toledo justificou a origem do dinheiro como de sua “mãe de criação”, segundo Lacombe, obtido com a venda de um terreno. A comissão, que havia pedido em março que o executivo se manifestasse sobre as denúncias publicadas pela imprensa, decidiu, por unanimidade, arquivar o caso.
Em dezembro, Toledo foi exonerado do cargo de vice-presidente para varejo, negócios internacionais e private banking do BB, após 29 anos no banco.
Na reunião de segunda-feira, a comissão decidiu também abrir procedimento preliminar para investigar a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, por denúncias de irregularidades na compra de 28 lanchas pelo Ministério da Pesca, beneficiando uma empresa privada, que teria feito doação para a candidatura de Ideli ao governo de Santa Catarina.
A ministra, que chefiou a Pesca entre janeiro e junho de 2011, nega qualquer irregularidade.