Universidades Paulistas

Haddad defende novo financiamento

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Daniel Tozzi/AE

Durante sabatina no SPTV, da TV Globo, o ex-ministro da Fazenda e candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, foi questionado sobre o financiamento à educação no Estado, especialmente das universidades, após a aprovação da reforma tributária. O petista respondeu que, para garantir o financiamento a Unesp, USP e Unicamp, será preciso alterar a constituição paulista.

“Eu já propus adotar o modelo Fapesp, que financia pesquisa científica no Estado. Ela tem uma verba vinculada à receita tributária do Estado e não a um determinado imposto. Quero adotar essa metodologia para garantir para as universidades estabilidade de planejamento de longo prazo”, disse o candidato.

POLÍTICA MONETÁRIA

Na sabatina, Haddad, defendeu que, embora tenha indicado o nome de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central, trata-se de um cargo com mandato e de um órgão com autonomia operacional. O petista disse que “está insatisfeito” com a política monetária atual do BC, mas que, após a indicação, o indicado “faz as coisas da cabeça dele”.

“Eu tenho me frustrado com a política monetária. Eu acho que a política monetária está excessivamente apertada, desnecessariamente”, disse o petista. Questionado se ele conversa com Galípolo a respeito do tema, Haddad respondeu que sim, embora não tenha autoridade para impor qualquer decisão.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Período Chuvoso
Trabalho de retirada de resíduos dos rios é realizado pela SP Águas, Agência de Águas do Estado de São Paulo
Há 9 horas
Bolsa Família
Medida altera o Decreto nº 12.064/2024 e atualiza os principais valores pagos pelo programa
Há 10 horas
Crise/Master/STF
‘Intenção de lucrar politicamente’
Há 13 horas