Humberto Costa vai relatar caso Demóstenes
Depois da recusa de cinco senadores, Humberto Costa (PT-PE) aceitou nesta quinta-feira,12, arelatoria do processo de quebra de decoro do senador Demóstenes Torres (GO) no Conselho de Ética do Senado.
Demóstenes é suspeito de envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar uma rede de jogos ilegais.
O regimento determina que o relator seja escolhido por sorteio, mas os cinco sorteados antes do senador Humberto Costa recusaram a relatoria nesta quinta-feira, 12.
Demóstenes, que pediu desfiliação do DEM na última semana, compareceu à reunião do conselho, e afirmou que apresentará sua defesa prévia em 10 dias e que “comprovará” sua inocência.
Nesta quarta-feira, 11, o senador também compareceu e registrou presença no painel do Senado, ocasião em que foi notificado da abertura de processo no Conselho de Ética nesta semana.
Demóstenes alertou que, por questões regimentais, deveria haver a eleição do presidente do Conselho de Ética.
Senadores do conselho elegeram o senador Antônio Valadares (PSB-SE) como presidente, que já presidira interinamente o conselho na terça-feira, por ser o membro mais antigo do órgão.