Previsão do tempo

Inmet emite alertas laranja e amarelo para tempestades em SP e outros Estados

A cidade de São Carlos deve ficar atenta, especialmente durante o período de alerta/Freepik

Leonardo Siqueira/AE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu nesta segunda-feira, 23, áreas do Estado de São Paulo em um alerta laranja para tempestades que vale até a noite da próxima sexta-feira, 27. A divulgação indica precipitação entre 50 mm/dia e 100 mm/dia e ventos intensos que podem variar entre 60 km/h e 100 km/h.

O alerta laranja vale para os seguintes Estados e regiões:

– Região norte do Estado de São Paulo;

– Rio de Janeiro;

– Minas Gerais;

– Espírito Santo;

– Tocantins;

– Grande parte da Bahia;

– Trechos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará e Distrito Federal.

Nessas áreas, o Inmet aponta que existe um risco maior de alagamentos, corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.

A recomendação do instituto é de que, em caso de fortes rajadas de vento, a pessoa não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descarga elétrica. Caso esteja em casa, se possível, é recomendado desligar os aparelhos eletrônicos, além do quadro geral de energia.

O Inmet também emitiu dois alertas amarelos nesta segunda. O primeiro, que deve durar até terça-feira, 24, para chuvas intensas, engloba completamente a faixa litorânea dos seguintes Estados:

– Alagoas;

– Pernambuco;

– Paraíba;

– Rio Grande do Norte;

– Ceará.

Já o segundo vai até o final da noite desta segunda, indicando perigo potencial para tempestades na parte oeste do Rio Grande do Sul e em partes de Paraná e Santa Catarina.

O aviso amarelo indica perigo potencial, com chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h. Há ainda a possibilidade de queda de granizo, mas os riscos de alagamento e queda de energia são menores.

Para mais informações sobre uma área específica, o instituto recomenda ligar para a Defesa Civil (telefone 199) ou para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Compartilhe:

Recomendamos para você

Saúde pública
AE O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 23, que o Instituto Butantan vai […]
Há 1 hora
José Maria Tomazela/AE Uma megacarreta com 59 eixos e 380 pneus inicia um novo deslocamento […]
Há 3 horas
CPI do INSS
Depoimento não é obrigatório
Há 9 horas