Lula emociona-se ao receber homenagem no Rio
Ainda recuperando-se do tratamento de um câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva emocionou-se ao receber o título de doutor honoris causa de cinco universidades do Rio de Janeiro e, com a voz enfraquecida, pediu desculpas ao público por ler o discurso e pediu paciência.
Lula, que caminhava com dificuldade e amparado por uma pessoa do cerimonial, precisou do auxílio de uma bengala durante a cerimônia desta sexta-feira, assim como fizera para se locomover em um evento no BNDES na véspera. A presidente Dilma Rousseff acompanhou o evento ao lado dele, mas não discursou.
Conhecido por suas falas de improviso, Lula, de 66 anos, optou ler o texto sentado, e poucas vezes fugiu do escrito.
“Eu estou me recuperando da garganta. Quero pedir a vocês paciência e o discurso é curto”, disse ele na cerimônia, sem conseguir esconder pequenas falhas no marcante tom de voz.
Lula, que recebeu uma roupa especial para celebrar a honraria, pousou para fotos ao lado de Dilma, e emocionou-se ao receber a homenagem.
“Agradeço de coração a honraria e o título… é um dia inesquecível para mim”, disse. “Sempre acreditei na educação e lutei por ela a minha vida toda”.
Na véspera, quando falou pela primeira vez em um evento após meses de ausência pública devido ao tratamento que se submetia, Lula chegou a hesitar em alguns momentos do seu discurso, que também leu.
“Faz sete meses que não falo e vou ler o mais rápido possível para que a garganta permita que chegue ao fim”, afirmou ele na quinta-feira, durante evento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Lula teve um câncer na laringe diagnosticado em outubro do ano passado. Em março, os médicos anunciaram a “ausência do tumor” após o tratamento com quimioterapia.