Newton quer Royalties do Pré-sal para Desenvolvimento
O deputado federal Newton Lima (PT-SP) defendeu nesta quinta-feira, 28, no seminário “Educação, Ciência e Tecnologia na Amazônia”, em Brasília, a importância de se preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável por meio da ciência, tecnologia e inovação.
“A Amazônia é uma área estratégica do país, com suas grandes reservas naturais à espera de políticas públicas que se articulem para gerar o desenvolvimento, a educação e a tecnologia em toda a região, tornando-a Vale do Desenvolvimento Sustentável”, disse.
O deputado falou também sobre a importância da aprovação do parecer do relator do PL 2.565/11, deputado Carlos Zaratini (PT-SP), que indica a destinação de 50% dos royalties do petróleo e do pré-sal para o financiamento da Educação, e da aprovação do Plano Nacional de Educação.
“Com o Plano, o país terá como investir mais na capacitação de professores e, consequentemente, na melhoria da qualidade dos profissionais das mais diversas áreas, a fim de gerar pesquisa e inovação tecnológica, vindo a ser a quinta potencial mundial”, afirmou.
O debate foi realizado pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, e de Educação e Cultura.
O evento teve a presença do Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), dos autores do requerimento do Seminário, deputados Sibá Machado (PT-AC) e Henrique Afonso (PV-AC), do Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; entre outras autoridades.