Número de mortos em rodovias paulistas cai 16,2%
O índice de mortos registrado no ano de 2012 na malha rodoviária concedida paulista foi o mais baixo dos últimos 12 anos, quando os dados começaram a ser apurados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo em 2000. A redução em relação a 2011 foi de 16,2%, caindo de 3,42 para 2,53 considerando os 6,4 mil quilômetros de rodovias que compõem o Programa. Para o cálculo dos índices são considerados o volume diário médio de veículos e a extensão da rodovia. Já o índice de acidentes apresentou redução 8,5%. A redução dos índices de acidentes e de mortes em relação ao ano 2000 foi de 14,3% e 48,3% respectivamente nas rodovias da primeira etapa do Programa (3,5 mil quilômetros).
Parte desse resultado é decorrente dos investimentos em obras e na manutenção e operação das rodovias. Somente no ano de 2012 foram destinados R$ 4 bilhões na operação das rodovias e em obras como implantação de vias marginais, duplicações e construção de passarelas para pedestres que interferem diretamente na segurança viária. Além dessas ações de engenharia, é fator fundamental a conscientização dos motoristas. Com esse intuito, em 2012 a Artesp realizou a campanha educativa “Zé Trombada” com ampla inserção na mídia estadual.
A partir desta sexta-feira, 8, Artesp, DER e Secretaria e Logística e Transporte iniciam uma nova campanha (veja a reprodução neste link) para lembrar as pessoas sobre a importância de não misturar bebida alcoólica e direção. Será uma ação interativa, veiculada por meio de displays com aparência de espelhos instalados nos banheiros de bares. Quando o frequentador se posicionar à frente do espelho, será reproduzido o som de uma batida de automóvel e o espelho refletirá a imagem de um vidro se quebrando. Simultaneamente será projetada a mensagem: “Espelho, espelho meu. Existe alguém que ainda não entendeu? Bebida e direção não combinam”.
Aproveitando as reações de quem assistir ao vídeo, será feito um viral, a ser transmitido ao final da mensagem central da campanha. A ação também será reforçada por meio de blitz promocional, na qual promotores irão atuar nos bares mais frequentados, informando sobre segurança viária. Além do vídeo, será reforçada a mensagem por meio de mídia, junto com a distribuição de 150 mil postais educativos em estabelecimentos comerciais e praças de pedágio. A campanha será desenvolvida entre os dias 8 e 14 de fevereiro em bares das regiões de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Ribeirão Preto. Também serão distribuídos nas praças de pedágio das rodovias paulistas 150 mil adesivos da campanha de proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.