22 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Número de mortos em rodovias paulistas cai 16,2%

Número de mortos em rodovias paulistas cai 16,2%

07/02/2013 14h54 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Número de mortos em rodovias paulistas cai 16,2%

O índice de mortos registrado no ano de 2012 na malha rodoviária concedida paulista foi o mais baixo dos últimos 12 anos, quando os dados começaram a ser apurados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo em 2000. A redução em relação a 2011 foi de 16,2%, caindo de 3,42 para 2,53 considerando os 6,4 mil quilômetros de rodovias que compõem o Programa. Para o cálculo dos índices são considerados o volume diário médio de veículos e a extensão da rodovia. Já o índice de acidentes apresentou redução 8,5%. A redução dos índices de acidentes e de mortes em relação ao ano 2000 foi de 14,3% e 48,3% respectivamente nas rodovias da primeira etapa do Programa (3,5 mil quilômetros).

 

Parte desse resultado é decorrente dos investimentos em obras e na manutenção e operação das rodovias. Somente no ano de 2012 foram destinados R$ 4 bilhões na operação das rodovias e em obras como implantação de vias marginais, duplicações e construção de passarelas para pedestres que interferem diretamente na segurança viária. Além dessas ações de engenharia, é fator fundamental a conscientização dos motoristas. Com esse intuito, em 2012 a Artesp realizou a campanha educativa “Zé Trombada” com ampla inserção na mídia estadual.

A partir desta sexta-feira, 8, Artesp, DER e Secretaria e Logística e Transporte iniciam uma nova campanha (veja a reprodução neste link) para lembrar as pessoas sobre a importância de não misturar bebida alcoólica e direção. Será uma ação interativa, veiculada por meio de displays com aparência de espelhos instalados nos banheiros de bares. Quando o frequentador se posicionar à frente do espelho, será reproduzido o som de uma batida de automóvel e o espelho refletirá a imagem de um vidro se quebrando. Simultaneamente será projetada a mensagem: “Espelho, espelho meu. Existe alguém que ainda não entendeu? Bebida e direção não combinam”.

Aproveitando as reações de quem assistir ao vídeo, será feito um viral, a ser transmitido ao final da mensagem central da campanha. A ação também será reforçada por meio de blitz promocional, na qual promotores irão atuar nos bares mais frequentados, informando sobre segurança viária. Além do vídeo, será reforçada a mensagem por meio de mídia, junto com a distribuição de 150 mil postais educativos em estabelecimentos comerciais e praças de pedágio. A campanha será desenvolvida entre os dias 8 e 14 de fevereiro em bares das regiões de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Ribeirão Preto. Também serão distribuídos nas praças de pedágio das rodovias paulistas 150 mil adesivos da campanha de proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x