Tese Do Século

STF troca relatoria de ação do governo

Antonio Augusto/Secom/TSE/ABr

Lavínia Kaucz/AE

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou a redistribuição da ação do governo que busca encerrar milhares de ações derivadas da “tese do século”, com impacto bilionário. Com isso, o caso saiu das mãos da ministra Cármen Lúcia – que tende a ser voto contrário à União em julgamentos tributários – e está sob responsabilidade do ministro Kássio Nunes Marques, mais sensível aos argumentos econômicos apresentados pela Fazenda no STF.

Cármen havia sido sorteada relatora da ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU), mas ela mesmo pediu para Fachin avaliar a redistribuição a Nunes Marques. Isso porque o ministro já relata ação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) contra a incidência de impostos federais sobre as receitas de subvenções fiscais. Cármen e Fachin entenderam que a ação da AGU tem como objeto as mesmas normas questionadas na ação da CNI, e por isso devem ficar com o mesmo relator para evitar decisões divergentes.

Na ação protocolada em setembro, a AGU pede que a Corte reconheça a legalidade da incidência de “tributo sobre tributo” para encerrar milhares de ações movidas na Justiça que buscam reproduzir a mesma lógica da “tese do século”. O órgão cita, em especial, três temas que aguardam julgamento na Corte e, juntos, podem causar um impacto de R$ 117,6 bilhões para os cofres públicos.

Na “tese do século”, julgada em 2017, o Supremo excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins e determinou a devolução de valores cobrados indevidamente dos contribuintes. A decisão custou centenas de bilhões de reais aos cofres públicos. A ministra Cármen Lúcia foi relatora e votou contra a União.

Agora, a estratégia da AGU com a nova ação é julgar todas as “teses filhotes” de uma só vez, o que anularia julgamentos que contam com um cenário mais favorável aos contribuintes.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Na Berlinda
Julgamento do recebimento da denúncia termina no próximo dia 25
Há 33 minutos
Escolas
Definição foi tomada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1058
Há 8 horas
Execução Penal
Administração da capital federal tem feito esforços para evitar o envio do ex-presidente para a Papuda
Há 20 horas