Voto popular está próximo dos 4 milhões de acessos
Nesta quinta-feira,10, aSecretaria do Estado de Gestão Pública realiza a entrega dos troféus para os ganhadores do 8º Prêmio Mario Covas. A cerimônia acontece às 20h no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e conta com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, e dos familiares do ex-governador Mario Covas.
A premiação deste ano trouxe uma novidade: a votação popular. Além das categorias julgadas por uma banca especializada, uma nova foi criada para aproximar o evento do público, e agora os 67 finalistas poderão ser premiados também na categoria de voto popular.
A votação ocorre por meio do site do prêmio, desde o dia 26 de abril. Lá, a população pode acessar um resumo e um vídeo de seu projeto favorito, e votar até o dia 10 de maio, às 17h. Até o momento, já foram computados quase 4 milhões de votos.
Outro fato novo foi a abertura da participação do prêmio ao cidadão comum (categoria Governo Aberto), e não somente a servidores, como outra forma de contribuição popular às ações do Governo do Estado. “A iniciativa promove o envolvimento das pessoas e as torna parte do processo, além delas mesmas serem beneficiadas. Um verdadeiro exercício de cidadania”, afirma o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia.
Prêmio Mario Covas
O prêmio é um reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo ao importante papel da sociedade civil e do setor privado na cooperação da administração pública e no atendimento das demandas dos cidadãos.
As iniciativas são elaboradas por servidores públicos de todo o Estado de São Paulo e, neste ano, a categoria “Governo Aberto” é dedicada a valorizar ideias de cidadãos que utilizam base de dados governamentais para melhorar o acesso aos serviços públicos.
Nesta edição, o Prêmio Mario Covas teve um total de 299 projetos inscritos, 67 finalistas e 18 premiados. O prêmio, criado em 2004, já recebeu mais de 1,7 mil projetos inscritos e mais de 100 vencedores.
O prêmio homenageia um dos principais ícones da história política do estado e do país. Mario Covas Júnior ficou conhecido por sua militância desde a juventude e exerceu cargos determinantes como de prefeito, deputado federal, governador e senador. Em suas gestões, deixou como legado a prioridade às obras e serviços para os menos favorecidos – uma maneira de “encurtar as distâncias sociais” da cidade, como costumava dizer.