7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Ciclismo: Falta de apoio faz associação suspender projeto social

Ciclismo: Falta de apoio faz associação suspender projeto social

18/01/2015 11h45 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ciclismo: Falta de apoio faz associação suspender projeto social

O ano de 2014 terminou e, por falta de apoio municipal, a Associação São-Carlense de Ciclismo suspendeu as atividades do projeto social Pedal Consciente. Ao invés de atender, no ano passado, 120 alunos de oito escolas públicas no projeto, conseguiu realizar a atividade com metade da quantidade de alunos e escolas. O motivo alegado pelos integrantes da ASC foi o não repasse por parte da Secretaria Municipal de Esporte da Prefeitura Municipal de São Carlos, que alegou falta de verba, mesmo tendo aprovado o projeto. Este problema somado às dificuldades financeiras dos patrocinadores, que reduziu o investimento em 2014, tornou-se insustentável manter as atividades da ONG na sua forma prevista. Já o projeto social Escolinha de Ciclismo conseguiu continuar com o trabalho voluntário de dois professores e a doação de verba do presidente da entidade para a manutenção das bicicletas e outros gastos da ONG.

Apesar disso, com recursos próprios, a equipe adulta conseguiu participar e levar a equipe juvenil para 24 provas durante o ano. Algumas destas foram a 8ª Volta do Futuro, organização Federação Paulista de Ciclismo (FPC), em São Carlos, dia 10 de janeiro. Os resultados foram: Lucas Juliano, categoria Infanto Juvenil, 2o lugar; Danilo da Silva, categoria Juvenil, 4o lugar; Hellen Martins, categoria Juvenil, 3o lugar; e Ingrid Figueiredo, categoria Juvenil, 5o lugar. 1ª Etapa Campeonato Paulista de Resistência, organização Federação Paulista de Ciclismo (FPC), em Ribeirão Preto, 13 de abril. Resultados: Karina Panin, categoria Júnior, 2o lugar; Hellen Martins, categoria Juvenil, 2o lugar; e Lucas Juliano, categoria Infanto Juvenil, 2o lugar. Campeonato Brasileiro de Juniores, organização Federação Paulista de Ciclismo (FPC), em Maringá (PR), de 26 de maio a 1 de junho. Resultados: Lucas Juliano, 2o lugar na prova de Velocidade Individual; Ingrid Figueiredo, 2o lugar no Contra Relógico Individual; e Hellen Martins, 3o lugar no Contra Relógio ndividual. Jogos Regionais 2014, organização Prefeitura Municipal de Lins, Lins (SP), de 19 a 24 de junho. Resultados: 1o Ingrid Figueiredo, 1o lugar no BMX; Karina Macieira Panin, 3o lugar no BMX; e Hellen Martins e Ingrid Figueiredo, 2o lugar na Velocidade Olímpica.

Para este ano, a ONG espera sinalização da prefeitura para saber se conseguirá dar início ao projeto social Pedal Consciente. Uma reunião com o secretário municipal de esportes Marcelo Sangaletti foi marcada para saber se haverá recurso municipal para que as atividades da ONG possam continuar. Outra possibilidade é transferir os projetos para que outra cidade possa custeá-los.

 

Pedal Consciente e Escolinha de Ciclismo

O projeto social Pedal Consciente visa incentivar o uso da bicicleta como transporte, esporte, saúde e lazer. O projeto acontece de segunda à sexta-feira, das 14 às 17 horas, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também é um projeto de extensão. Durante o ano são atendidos 120 adolescente de oito escolas públicas da cidade, sendo 15 alunos por quatro semanas. Na primeira semana os aprendizes têm aulas de meio ambiente e pedal na terra; na segunda semana de mobilidade urbana e segurança no trânsito; na terceira semana de mecânica básica, peças da bicicleta e ciclismo; e na quarta, ciclismo para a saúde e escolinha de ciclismo.

São oferecidos transporte da escola para a UFSCar, apostila e lanche. As bicicletas e os equipamentos de segurança são emprestados. Três professores fazem parte do projeto.

Dos alunos que terminam as quatro semanas, dois são selecionados para fazerem parte de outro projeto social, a Escolinha de Ciclismo, com o foco no esporte de rendimento. Estes alunos recebem treinamento para competirem a modalidade representando a cidade, o estado e o País. Já se consagraram neste grupo campeões paulistas e brasileiros. Os projetos existem desde 2011.

Além dos projetos sociais, a ONG possui um grupo de ciclistas que discute, junto a órgãos competentes, políticas públicas no uso da bicicleta como transporte. Também possui uma equipe adulta de ciclismo que representa voluntariamente a cidade nas principais competições do País.

Mais informações sobre a Associação São-carlense de Ciclismo podem ser obtidas pelo site www.ciclismosaocarlos.org.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x