15 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 107 Servidores municipais formam-se técnicos

107 Servidores municipais formam-se técnicos

18/12/2023 16h43 - Atualizado há 1 ano Publicado por: Redação
107 Servidores municipais formam-se técnicos

O auditório do Paço Municipal recebeu, na tarde da última sexta-feira (15), a cerimônia de formatura dos servidores municipais que concluíram seus cursos técnicos em agente comunitário de saúde e técnico em vigilância em saúde com ênfase no combate às endemias. Os cursos tiveram carga horária total de 1.275 horas e foram realizados por meio de atividades em educação a distância (EAD) e de atividades práticas presenciais. Ao todo, 107 servidores públicos municipais foram formados, sendo 88 técnicos em Agente Comunitário de Saúde e 19 técnicos em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Os cursos foram ofertados pelo Ministério da Saúde para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo o país que estavam em exercício profissional e cujos municípios de atuação tenham aderido ao Edital SGTES/MS Nº 2, de 28 de janeiro de 2022.

Ao longo de dez meses de duração da qualificação, os ACS e ACE aprimoraram seus conhecimentos quanto a realização de diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, promoveram trabalhos integrados com a vigilância em saúde e a atenção básica, realizaram ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias e conheceram as condicionalidades de programas sociais em parceria com a rede de atenção intersetorial, entre outras atividades.

Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), lembrou da importância da qualificação. “O curso veio para contribuir ainda mais para a assistência prestada, para a prevenção e promoção à saúde, para a conscientização dos cuidados de saúde junto à população e vai ampliar esse elo entre a comunidade e a unidade de saúde”, disse a diretora.

Para a agente comunitária de saúde Rosemary Regina, o curso vai melhorar muito a dinâmica do atendimento à população. “Vamos poder aferir uma pressão, um dextro, procedimentos que antes eram agendados na unidade, e agora estes atendimentos vão ser feitos para a população dentro de casa”, comenta.

Josenil Pereira da Cunha, agente de combate às endemias, ressaltou a importância da formação continuada e qualificada para o conhecimento e prática nos trabalhos desenvolvidos. “Esse conhecimento técnico interfere totalmente no cuidado, na prevenção e no combate aos vetores”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x