1.090 calouros chegam à USP
Nesta segunda-feira, o campus da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos recebeu em torno de 1.090 novos alunos, que puderam ser vistos com rostos e corpos pintados nas esquinas mais movimentadas da cidade. Ao longo da semana, conhecida como “Semana do Bixo”, diversas atividades serão desenvolvidas, dentre elas o “pedágio”, ou seja, a arrecadação de dinheiro nos semáforos, a apelidação de calouros, debates sobre a política universitária e a “Calourada Solidária 2012”.
De acordo com Eduardo Henrique de França Silka, diretor educacional do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira – CAASO, a iniciativa tem como objetivo o incentivo ao voluntariado, levando os recém ingressantes e veteranos a conhecer e ajudar as entidades de São Carlos. “Entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março é possível fazer doações diretamente no Centro Acadêmico, que se localiza ao lado do Restaurante Universitário da USP. As arrecadações serão direcionadas a entidades cadastradas Conselho Municipal de Assistência Social de São Carlos e, através de um levantamento de suas necessidades, foram solicitados alimentos não perecíveis, material escolar, jogos, brinquedos, calçados, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal”, explica.
Segundo ele, o trote solidário tem como público bixos e veteranos, no entanto, as doações estão abertas a toda a sociedade são-carlense e, portanto, os que tiverem a oportunidade, a possibilidade e o desejo de ajudar podem deixar suas contribuições nos supermercados Extra, Dotto, Cogeb e Arco Íris, todos pontos de arrecadação administrados pelo CAASO.
Para Silka a aceitação dos novos alunos é muito boa e o trote solidário tem como objetivo integrar e conscientizar toda a comunidade acadêmica sobre a importância de uma iniciativa social. “É um meio de o calouro sentir que é útil à sociedade, já que, logo que ingressa na faculdade, realiza atividades de cunho social e que possuem uma boa causa. Hoje não basta a formação técnica da universidade, é necessária a formação humana dos estudantes. Os tempos mudaram e as necessidades do mundo mudaram”, declara.
DISQUE TROTE – A prática do trote violento e que causa constrangimento ao aluno é proibida pela universidade. A fim de evitar que ela aconteça, a instituição estabeleceu o serviço “disque trote”, através da coordenadoria do campus de São Carlos. Os alunos que se sentirem prejudicados poderão fazer denúncias através dos telefones (16) 3373-6666, (16) 3373-9100 ou 0800-0121090.