1ª edição recebe mais de 100 visitantes
UFSCar conta com seis programas de residência em saúde, sendo três médicos e três multiprofissionais
Mais de 75 profissionais e cerca de 100 visitantes estiveram nas ações realizadas sobre Promoção e Educação em Saúde, iniciativa da parceria entre o Núcleo de Residências em Saúde da UFSCar e a Prefeitura Municipal de São Carlos. Nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro, o evento “Residências na Praça” recebeu crianças, adultos e idosos que participaram de atividades de gratuitas no Centro da Juventude “Elaine Viviani” e na Unidade de Saúde da Família do Santa Angelina.
De acordo com Alana Fornereto, coordenadora do Núcleo UFSCar-Saúde da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, o principal objetivo desta atividade de extensão foi sensibilizar a comunidade interna e externa para o engajamento contínuo no aprendizado e na identificação das fortalezas e desafios na implementação e/ou consolidação de programas de residência em saúde da UFSCar. Em 2024, a UFSCar conta com seis programas de residência em saúde, sendo três médicos e três multiprofissionais.
Cerca de cem pessoas participaram das atividades nos dois dias de evento. Na programação, as crianças se divertiram com brincadeiras criativas enquanto adultos e idosos participaram de avaliações de saúde, Práticas Integrativas e Complementares, vivências em grupo e informações sobre o combate ao câncer de próstata e sobre prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. “Cada ação ofertada em ambos os foi planejada e executada com cuidado por cada coordenação dos programas, em conjunto com residentes e preceptores. Pode-se avaliar que foi um momento de articulação entre os diferentes programas, de execução e publicização das ações que já têm sido ofertadas dentro das unidades de saúde para toda a comunidade são-carlense e, ainda, reforça compromisso ético e político de formação de profissionais de saúde que estejam de fato alinhados às boas práticas em saúde”, afirma Fornereto.
Esta foi a primeira edição do evento e esteve atrelada a uma atividade de extensão da ProEx, com título: “Por uma cultura social e multi-institucional das Residências em Saúde: ciclo de ações para sensibilização da comunidade UFSCar e de seu entorno”. Nas duas datas, o evento teve uma equipe com mais de 75 pessoas, entre profissionais, estudantes de graduação, residentes de Medicina e de outras formações, como Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia, assim como preceptores de diferentes cenários de prática da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos. Alana Fornereto destacou a importância da ação conjunta realizada entre UFSCar e Prefeitura. “Estas parcerias são fundamentais para oferta de programas de residência em saúde, também do ponto de vista de agregar ações de cuidado diferenciadas junto às equipes participantes”, concluiu a docente.