6 escolas entre as melhores do Estado
IDEB revela qualidade das instituições, com destaque especial para a EE Sebastião de Oliveira Rocha
Marco Rogério
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado no dia 14 de agosto revela que seis escolas estaduais de São Carlos estão entre as melhores do Estado de São Paulo. O Ideb é o principal instrumento de monitoramento da qualidade da educação básica do país. Elas obtiveram índice 6,9, que foram também alcançadas por algumas escolas de outras regiões. A Secretaria de Estado da Educação reúne um total de 5.000 escolas.
Ao reunir dados sobre o índice de aprovação e de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, ele averigua desempenho e indicadores de fluxo e trajetória escolar. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Das escolas particulares de São Carlos, a única que se inscreveu para o Saeb foi a Escola Católica Querigma.
No Ensino Fundamental – anos iniciais, a EE Luiz Augusto de Oliveira ficou em sexto lugar. Em oitavo lugar aparece a EE Paulino Carlos e em nono lugar se destaca a EE Bispo Dom Gastão. No Ensino Fundamental – anos finais, a EE Sebastião de Oliveira Rocha ficou em quarto lugar. Em sétimo lugar ficou a EE Conde do Pinhal e em novo lugar a EE Maria Ramos.
No Ensino Médio, EE Sebastião de Oliveira Rocha também aprece, desta vez em oitavo lugar. A EE Conde do Pinhal ficou na décima posição.
A dirigente regional de Ensino da Região de São Carlos, que engloba sete cidades (São Carlos, Ibaté, Itirapina, Ribeirão Bonito, Dourado, Corumbataí e Descalvado), Débora Gonzalez Costa Blanco, destaca que o resultado do IDEB 2023 realmente reflete o compromisso e o esforço das escolas e suas equipes na melhoria da aprendizagem dos estudantes. “A implementação de ações voltadas para o fortalecimento do ensino, como a alfabetização na idade certa, programas de recuperação intensiva, e a ampliação da formação de professores, foram essenciais para alcançar esses índices”, comemora ela.
Segundo Débora, a intensificação da Busca Ativa, que contribuiu para o aumento da frequência escolar, foi um fator crucial, pois um aluno presente tem mais oportunidades de aprender. Ela explica ainda que a incorporação de tecnologias às rotinas pedagógicas e o monitoramento constante, especialmente com tarefas diárias, também desempenharam um papel fundamental na melhoria dos resultados.
“Além disso, as parcerias com universidades trouxeram uma valiosa troca de conhecimentos e recursos. Todo esse trabalho coletivo, envolvendo diferentes setores e pessoas, é um exemplo claro de como o empenho coordenado pode gerar impactos positivos no desempenho educacional. Agradeço a todos que contribuíram com esse nosso resultado”, explica Débora.
Com relação às escolas, Débora afirma que cada uma das que se destacaram entre as melhores do Estado, tem suas próprias peculiaridades. “A Paulino Carlos tradicional sem se perder na evolução do tempo. A Bispo D. Gastão está em evolução constante. A Conde do Pinhal exemplo de superação e de qualidade pedagógica. A Maria Ramos é uma escola que encontrou sua identidade no Programa de Ensino Integral e provou que o sucesso pode ser para todos. A Sebastião de Oliveira Rocha está sempre em busca da excelência acadêmica e parcerias com as universidades. A Luiz Augusto tem equipe pedagógica e administrativa coesa e competente focada no sucesso da alfabetização”, conclui ela.
EE SEBASTIÃO DE OLIVEIRA ROCHA
Escola se destaca com parcerias e inovações
Com apoio de universidades públicas e privadas e ensino em tempo integral, escola completa 70 anos com grande sucesso
Marco Rogério
O destaque que a Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha surge como um presente no ano em que a instituição completará 70 anos. Ela foi criada em 1954. A Escola atualmente tem 646 alunos. Ela está no PEI (Programa de Ensino Integral desde 2014), ou seja há 10anos.
A escola tem se destacado na mídia com projetos inovadores e também na participação das olimpíadas de conhecimento. As parcerias com as universidades de São Carlos e região, como USP, UFSCar, UNICEP e Unesp de Rio Claro com projetos inovadores e qualificação e requalificação de professores também fazem parte do sucesso da instituição.
Atualmente, a escola participa e conquista medalhas na OBA (Olimpíada brasileira de astronomia); OBMEP (olimpíada brasileira de matemática das Escolas públicas); OMASP (Olimpíada de matemática do Estado de São Paulo); Olimpíada Canguru ; ONC ( Olimpíada Nacional de Ciências); OBR (Olimpíada brasileira de Robótica e Olimpíada de Língua Portuguesa.
A diretora da escola Sebastião de Oliveira Rocha, Lucinei Tavoni, que atualmente está afastada do cargo para concorrer às eleições municipais, afirma que recebeu com grande alegria e satisfação os resultados do IDEB. “Como gestora deste processo tenho sentimento de dever cumprido e incentivo de prosseguir no trabalho de desenvolvimento pleno dos alunos”, ressalta ela.
Lucinei afirma que o IDEB, como indicador nacional revela que o tralho segue no caminho certo da busca de um padrão de qualidade para a instituição do ensino e de buscar excelência acadêmica na formação educacional dos jovens. “Nossos diferenciais estão no projeto pedagógico que busca formar o estudante de forma integral com horário estendido. A formação continuada e comprometimento dos professores também é primordial. Assim eles promovem aulas interessantes e motivadoras. A estrutura física e as tecnologias oferecidas pela escola com notebooks, projetos multimídia, salas ambiente, laboratórios formam um aparato que auxilia muito nas aulas”, comenta
Segundo ela, a gestão democrática e a participação coletiva envolvendo todos os segmentos no projeto da escola e nas decisões, buscando a formação do jovem protagonista. “Este é outro grande diferencial. Além disso temos a motivação e o empenho dos nossos alunos que se engajam no nosso projeto de escola. Me sinto responsável por esta organização que dá a escola esta força na hora de participar destas avaliações”, destaca Lucinei.