11 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > A casa de Loreto, onde Jesus viveu!

A casa de Loreto, onde Jesus viveu!

O Anjo do Senhor anunciou a Maria (…)

02/05/2021 16h17 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
A casa de Loreto, onde Jesus viveu! Foto: Divulgação

No ano de 1296, em Loreto na Itália, apareceu uma casa que, segundo estudos, pertencia à família de Jesus. Uma casa simples, com apenas três paredes, onde o anjo Gabriel teria aparecido a Maria para dar a noticia do nascimento do Salvador.

A casa onde Jesus viveu tinha somente três paredes escavada na rocha e fechada por uma gruta, estudos científicos a cerca de casa de Loreto nos mostram que aquelas três paredes foram construídas em Nazaré, com um precioso revestimento de mármore renascentista, a qual, segundo a tradição, foi transportada, “por ministério angélico”, em uma rua pública em Loreto.

Em 1310, com a Bula do Papa Clemente V, foi sancionado pela primeira vez a autenticidade da Casa de Loreto, devido a inúmeras pesquisas históricas, arqueológicas e cientificas a respeito.

As pedras da casa de Loreto foram elaboradas segundo o uso dos Natabeus, conhecido na Galileia no tempo de Jesus. Especialistas confirmam que os incisos em grafites nestas pedras são claramente de origem judaico-cristã, e que a argamassa utilizada é desconhecida na construção de edifícios na região italiana das Marcas.

Foram encontradas cinco cruzes em tecido, pertencente provavelmente aos Cruzados, e alguns restos de um ovo de avestruz, símbolo do mistério da Encarnação, entre os tijolos da construção da Santa Casa, cujo perímetro corresponde perfeitamente com a dimensão dos alicerces que permaneceram em Nazaré.

Como a casa de Jesus, Maria e São José foi transportada de Nazaré para Loreto?

Segundo relatos em 1291, após a expulsão dos Cruzados da Palestina, as paredes da Casa de Nazaré foram transportadas, pela primeira vez, à cidade de Ilíria, na atual Croácia e, em seguida, a Loreto, uma pequena cidade no centro da Itália.

Alguns santos como Catarina de Bolona e a beata Ana Catarina Emmerich tiveram visões dos anjos transportando a casa para Loreto.

A partir da década de 1980, os cientistas surgiram com várias teses para justificar o transporte da casa de Nazaré para Loreto, como o fato das paredes terem sido trazidas pelos cruzados, durante as expedições na Terra Santa, sob o patrocínio da família Angeli, para provar essa teoria, se recorreu ao documento do Arquivo Secreto do Vaticano, o Chartularium Culisanense, em cuja folha 181 lista-se os presentes de casamento para uma família, e entre esses presentes estão algumas pedras da casa da Virgem Maria. Vale ressaltar que a autenticidade do Chartularium Culisanense é duvidosa.

O que essa tese não explica é como, em 1291, os cruzados teriam desmontado as paredes de Nazaré, carregado as três até a Itália e montado todas exatamente como antes, usando ainda argamassa da Palestina.

Da maneira como a casa se encontra, o certo é que ela teria sido transportada inteira, e não por etapas. As três paredes se encontram num chão sem fundamento, exatamente no meio de uma estrada, e parte da parede central está em cima de uma vala.

Para explicar o mistério que envolve essa casa, precisamos meditar os mistérios da vida de Jesus e da Sagrada Família, e a encarnação de Cristo que é um dogma certo e indiscutível.  Deus amou tanto a humanidade que Se despojou completamente e viveu durante 30 anos naquela casa simples, e nos ensina a nos despojarmos também deste mundo.

Ao visitar Loreto em 2012 Bento XVI disse:

“Não é uma casa particular, mas aberta a todos, situada nos caminhos de todos. Com efeito, estamos a caminho de outra Casa: a Cidade Eterna”!  Devido ao fato da casa ter sido colocada numa rua publica.

Vatican News.

Deus abençoe você!

Gisele Botêga

Missão Consagra-te.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x