29 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > A CONVOCAÇÃO DA IGREJA PARA O JUBILEU 2025 

A CONVOCAÇÃO DA IGREJA PARA O JUBILEU 2025 

O Jubileu 2025, proclamado pelo Papa Francisco, será um dos eventos mais significativos do calendário católico

29/09/2024 00h12 - Atualizado há 1 minuto Publicado por: Redação
A CONVOCAÇÃO DA IGREJA PARA O JUBILEU 2025  DIVULGAÇÃO

 

Gisele Botega

O Jubileu 2025, proclamado pelo Papa Francisco, será um dos eventos mais significativos do calendário católico, atraindo milhões de peregrinos de todo o mundo para Roma.

 

O Jubileu – Ano Santo

 

Também  conhecido como Ano Santo, o Jubileu é um ano especial de graça na Igreja Católica, durante o qual os fiéis têm a oportunidade de obter a indulgência plenária, ou seja, a remissão total dos pecados.

Este evento ocorre a cada 25 anos, com exceção dos Jubileus extraordinários, que são dedicados à misericórdia por iniciativa do Papa Francisco.

O Jubileu é um tempo de reconciliação, conversão e penitência, nesse período, os fiéis são incentivados a confessar seus pecados, participar da comunhão, rezar e realizar obras de misericórdia.

Essa tradição  tem raízes na antiga prática judaica de celebrar um ano de descanso da terra e libertação dos escravos a cada 50 anos, marcado pelo toque do corno de carneiro, ou “jobel”.

A Igreja Católica iniciou essa  tradição no ano de 1300, com o Papa Bonifácio VIII, que havia previsto um Jubileu a cada século. Posteriormente, o intervalo foi reduzido para 33 anos e, a partir de 1450, a periodicidade do Jubileu ficou a cada 25 anos para permitir que cada geração vivenciasse pelo menos um Ano Santo.

O primeiro Jubileu da história católica, instituído em 1300 por Papa Bonifácio VIII, concedia indulgência plenária a todos os que visitassem as basílicas de São Pedro e São Paulo Fora dos Muros.

 

A Porta Santa – Início do Ano Santo

 

A Porta Santa da Basílica de São Pedro é aberta pelo Papa apenas durante o Jubileu, marcando o início do Ano Santo. Este ritual teve início em 1500 com o Papa Alexandre VI.

O Jubileu de 2025 será o segundo sob o pontificado do Papa Francisco.

Com o tema “ Peregrinos de Esperança”, o Papa Francisco convida todos os cristãos a redescobrirem a esperança e a misericórdia de Deus em um momento de desafios globais.

Além das cerimônias religiosas tradicionais, espera-se que haja uma série de eventos culturais e sociais, destacando a rica herança religiosa e histórica da cidade.

A abertura da Porta Santa nas quatro basílicas principais de Roma marcará oficialmente o início do Ano Santo.

A Basílica de São Pedro no Vaticano é a primeira a ter sua Porta Santa aberta durante o Jubileu, e está agendado para o dia 24 de dezembro de 2024.

 

Deus abençoe você!

Missão Consagra-te

@_missao_consagra_te_sao_carlos

Gisele Botega

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canonico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x