17 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > A DEVOÇÃO AO MENINO JESUS DE PRAGA  

A DEVOÇÃO AO MENINO JESUS DE PRAGA  

"Quanto mais me honrardes, tanto mais vos favorecerei”.

08/01/2023 08h23 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
A DEVOÇÃO AO MENINO JESUS DE PRAGA   

No ano de 2023 a imagem Peregrina do Menino Jesus de Praga continua sua peregrinação nas casas de seus devotos!

Desta vez, a imagem foi entregue pelas mãos da Maria Regina, consagrada a Jesus Cristo pelas Mãos da Virgem Santíssima, segundo o Tratado da Verdadeira Devoção, pelo Método de São Luís M. G. de Montfort, para os também consagrados Chrys e seu filho Rafinha. Ela ficará entre os familiares da Chrys durante todo o mês de janeiro, trazendo muitas bênçãos e proteção.

A devoção ao Menino Jesus de Praga na cidade de São Carlos é propagada pela peregrinação de Sua imagem pelas casas, onde Ela permanece durante todo o mês. São muitas as casas que já a acolheram, tanto em nossa cidade como na cidade vizinha de Araraquara.

A referida imagem foi levada para ser abençoada pelo vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Araraquara, padre Paulo, pelas mãos da também consagrada Viviane e a partir daí Ela não parou mais, peregrinando pela “Morada do Sol” até chegar à  “Capital do Clima”, para também trazer muitas bênçãos aos seus devotos.

A linda história dessa devoção pelo mundo

A devoção ao Menino Jesus de Praga começou há muito tempo na cidade de Praga, antiga Tchecoslováquia. Hoje Praga, é a capital da República Checa e a imagem do Menino Jesus fica na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa.

Vilem de Rozumberk, Imperador da Tchecoslováquia, fundou o Convento Carmelita após conseguir sair vitorioso em uma batalha muito importante. Posteriormente, este Convento começou a passar por uma crise, foi então que os padres carmelitas oraram a Deus para pedir Sua ajuda. Foi quando a princesa Polixene Lobkwitz, já em seus últimos dias de vida, fez uma generosa oferta em dinheiro que os tirou da crise econômica que atravessavam.

A princesa também ofertou aos padres carmelitas uma linda imagem do Menino Jesus vestido de Rei. Na mão esquerda, a imagem tinha o globo terrestre e a mão direita estava levantada abençoando a todos.

Na época, disse a princesa: “Meus padres, vos dou o que de mais caro possuo, honrai essa imagem do menino Deus e nada lhes faltará!”. Desde então, o convento nunca mais passou necessidades.

Conta a tradição que, Santa Tereza D’Avila teria sido a primeira pessoa a vestir o Menino Jesus com roupas de Rei, e que foi ela quem introduziu essa devoção nos conventos carmelitas.

Segundo a história, a mãe da princesa Polixene havia ganhado da própria Santa Tereza a imagem e quando a princesa se casou a ganhara de sua mãe. A princesa ao presentear os padres carmelitas com a imagem do Menino Jesus de Praga quis na verdade homenagear Santa Tereza.

A Invasão da cidade de Praga

Nos anos de 1630, a violência tomou conta da cidade de Praga. Os protestantes aliados ao rei da Suécia invadiram e saquearam a cidade, com isso o medo tomou conta de todos, a ponto de os habitantes abandonarem a cidade, inclusive os carmelitas, que fugiram e deixaram para trás a imagem do Menino Jesus.

Ela permaneceu perdida no convento por mais de sete anos, e todos pensavam que Ela tinha sido destruída pelos invasores. Após essa invasão, o padre carmelita Cirilo, voltou ao convento e encontrou a imagem com as duas mãos quebradas. A imagem foi restaurada pelo padre Cirilo e entronizada na mesma igreja em que estava. A partir desse acontecimento, a devoção ao Menino Jesus de Praga começou a ser conhecida por toda a região, posteriormente pela Europa e depois pelo mundo todo. Hoje a cidade de Praga é mundialmente conhecida por essa devoção. No Brasil, esta devoção chegou até nós pelos padres carmelitas, quando a imagem foi entronizada na Basílica de Santa Terezinha na cidade do Rio de Janeiro.

Deus abençoe você!

Missão Consagra-te

Gisele Botega

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apostolo

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x