23 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > A linda história de uma vida, Monsenhor Jonas Abib

A linda história de uma vida, Monsenhor Jonas Abib

No ano de 1978, Mons. Jonas Abib, junto com um pequeno grupo de jovens, fundou a Comunidade Canção Nova

17/12/2022 08h09 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
A linda história de uma vida, Monsenhor Jonas Abib

Monsenhor Jonas Abib, S.D.B., nasceu em 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto, SP. Filho de Sérgio Abib e Josefa Pacheco, foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1964, sob o lema presbiterial “Feito tudo para todos”.

Aos sete anos, Mons. Jônas iniciou os estudos de primeiro grau no Colégio Padre Moye, dirigido pelas Irmãs da providência de Gap, já aos doze anos passou a estudar no Liceu Coração de Jesus e trabalhar nas oficina de artes gráficas – setor de encadernação.

Ao completar treze anos, foi transferido para o Ginásio São Manuel, em Lavrinhas em S.P. , para fazer parte do seminário Salesiano, indo mais tarde para Pindamonhangaba, S.P., a fim de cursar o ensino Médio no Instituto Coração Eucarístico e, posteriormente para Lorena, também no Estado de S.P., a  fim de cursar Filosofia.

Monsenhor Jônas também cursou Teologia em São Paulo no Instituto Teológico Salesiano Pio XI.

Ele foi ordenado padre da ordem Salesiana pela imposição das mãos de  Dom Antônio Barbosa, S.D.B, arcebispo a época de Campo Grande no ano de 1964.

Assim que foi ordenado, começou a trabalhar com jovens lecionando na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena, S.P., sendo responsável por encontros e eventos na região do Vale do Paraíba.

No ano de 1971, Mons.Jonas Abib teve uma experiência de oração num retiro promovido pela Renovação Carismática, fato esse que marcou sua vida, sendo ele a partir daí, uma grande liderança desse movimento eclesial.

Ele foi um dos pioneiros da música católica popular brasileira, atuando como compositor e cantor católico.

No ano de 1978, Mons. Jonas Abib, junto com um pequeno grupo de jovens, fundou a Comunidade Canção Nova.

A partir da década de 1980, a Canção Nova passou a atuar nos meios de comunicação com a rádio Canção Nova no município de Cachoeira Paulista. Mas foi no ano de 1989 que a Comunidade Canção Nova passou a atuar com uma retransmissora de TV, a Canção Nova pela TVE do Rio de Janeiro.

No ano de 2004 foi inaugurado o Centro de Evangelização Dom Hipólito de Moraes.

Monsenhor Jônas foi Presidente da Fundação João Paulo II e membro do Conselho da Renovação Carismática Católica do Brasil, além de outras funções.

No ano de 2008, a Comunidade Canção Nova recebeu o Reconhecimento Pontifício da Igreja, que atesta que ela é, a partir de então, uma Associação Internacional de Fiéis.

Ele recebeu o título de Monsenhor pelo então Papa Bento XVI, título esse que é dado aqueles padres que se destacam por relevantes serviços prestado à Igreja e aos fiéis em suas dioceses.

Monsenhor Jonas fez sua Páscoa no dia 12 de dezembro passado, data em que a Igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, aos 85 anos, em Cachoeira Paulista, deixando um lindo legado.

 

Deus abençoe você!

 

 

Missão Consagra-te

Gisele Botêga

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico pela Faculdade São Paulo Apóstolo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x