Abertura do Ano Santo Jubilar
Celebrações eucarísticas, peregrinações e eventos oficiais estão programados no Brasil, reafirmando importância do ato e unidade da Igreja
A Igreja Católica em todo o mundo vive a alegria da abertura do Ano Santo de 2025. Na noite da última terça-feira, 24 de dezembro, às 19h, horário italiano, o Santo Padre presidiu o Rito de Abertura da Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro, seguido da celebração da Santa Missa de Natal no interior da Basílica Vaticana.
Essa celebração marcou oficialmente o início do Jubileu da Esperança, inaugurando os grandes eventos oficiais programados.
Conforme a bula Spes Non Confundit, de proclamação do Jubileu Ordinário, em 29 de dezembro, festa litúrgica da Sagrada Família, os bispos de todo o mundo celebrarão o início do Jubileu nas catedrais diocesanas, acompanhados pelo clero, religiosos e leigos.
No Brasil celebrações eucarísticas, peregrinações e eventos oficiais estão programados em todo o país para esse dia, reafirmando a importância deste momento e a unidade da Igreja.
Santuário Nacional de Aparecida
O Santuário Nacional de Aparecida, localizado no interior paulista, dará início ao Jubileu da Esperança, hoje com uma missa especial, presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e concelebrada pelos sacerdotes das 19 paróquias da Arquidiocese. A celebração terá início na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, às 18h, onde serão realizados os ritos iniciais. Em seguida, uma procissão seguirá até a entrada da Basílica, onde se dará continuidade à celebração eucarística.
Na liturgia deste dia, haverá renovação das promessas batismais e aspersão dos fiéis com água benta, e contará com cobertura da Rede Aparecida de Comunicação e do Portal A12.
Diocese de São Carlos
Na Diocese de São Carlos, SP, a solenidade do Ano Jubilar se dará hoje, vinte e nove de dezembro, às quinze horas, com concentração do Povo de Deus oriundo de todas as paróquias, na Igreja Catedral São Carlos Borromeu, culminando com a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Carlos Dias.
Ficam estabelecidas como Igrejas Indulgenciárias em nossa Diocese:
Igreja Catedral São Carlos Borromeu em São Carlos;
Basílica Menor São Bento em Araraquara e
Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus em Matão.
Ao longo deste Ano Santo Jubilar, devemos peregrinar até as igrejas Indulgenciárias e observar as condições ordinárias estabelecidas para alcançar a indulgência, como: Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística, Profissão de Fé e Pai Nosso nas intenções do Papa e desejo sincero de vida nova.
Deus abençoe você!
Missão Consagra-te
Instagram: @missao_consagra_te_sao_carlos
Gisele Botega
Historiadora e Bacharel em Direito com
Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico