ACISC analisa comportamento de consumidores e comerciantes
Estudo, elaborado pelo economista Elton Casagrande, aponta que janeiro apresenta características e desafios distintos em relação a dezembro
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), por meio de seu Núcleo de Economia, apresentou uma análise detalhada sobre o comportamento de consumidores e comerciantes no início do ano. O estudo, elaborado pelo economista Elton Casagrande, aponta que o mês de janeiro apresenta características e desafios distintos em relação ao aquecido período de dezembro.
Segundo Casagrande, enquanto dezembro é marcado por um consumo mais impulsivo e pela preocupação dos comerciantes em garantir estoques robustos para atender à alta demanda, janeiro é guiado por um senso de racionalidade tanto dos consumidores quanto dos empresários. “No início do ano, consumidores ajustam suas despesas devido a compromissos como IPVA, IPTU, matrículas escolares e outros gastos típicos do período, enquanto os comerciantes buscam reduzir estoques, quitar tributos e equilibrar as finanças após as contratações e vendas de fim de ano”, explica.
O levantamento destaca que muitos empresários, ao contratarem empréstimos para o pagamento do décimo terceiro salário, podem começar o ano com maior liquidez, mas enfrentam desafios para honrar obrigações trabalhistas e tributárias. Para os consumidores, o nível de endividamento tende a aumentar, especialmente nas faixas de renda de até seis salários mínimos. Já aqueles com maior poder aquisitivo aproveitam as liquidações de janeiro como oportunidades de compra.
Janeiro exige equilíbrio tanto dos consumidores quanto dos comerciantes. Para o comércio, é fundamental ajustar os estoques e buscar soluções para manter o fluxo de caixa saudável. Já para os consumidores, o início do ano é o momento de avaliar as prioridades e reorganizar as finanças para não comprometer o orçamento com o peso dos gastos acumulados.
O economista Elton Casagrande conclui que as decisões financeiras tomadas em janeiro são cruciais para o desempenho econômico do comércio nos meses seguintes. “Preservar a capacidade de pagamento é essencial, mas pode levar a um menor volume de vendas, especialmente em um cenário onde as prioridades de consumo e de gestão empresarial se chocam”, analisa.
A ACISC reforça que acompanhar de perto as tendências econômicas e ajustar estratégias é fundamental para que tanto empresários quanto consumidores enfrentem o início do ano com maior segurança financeira.