Todo homem e toda mulher possui um chamado comum da parte de Deus que é o centro do sentido da vida, para onde cada pessoa precisa se orientar. A esse chamado dá-se o nome de “vocação”.
A palavra vocação vem do latim: Vocatio-onis, cujo significado é chamada, convite. É a chamada de Deus para abraçar uma missão, uma forma de apostolado
O chamado de Deus é correspondido por uma resposta humana de uma forma livre e responsável.
Vocação sacerdotal
É comemorado no primeiro domingo de agosto, a vocação sacerdotal. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro de sua comunidade. A ele compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. O sacerdote deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
Vocação matrimonial
É comemorado no segundo domingo de agosto.
O chamado para viver o sacramento do matrimônio, onde marido e esposa se comprometem a construir uma família e a serem sinais do amor de Cristo pela Igreja.
Eles são chamados a viver um amor fiel, fecundo e de entrega mútua, sendo testemunhas do amor de Deus na família.
Vocação à vida consagrada
Esta vocação é comemorada no terceiro domingo do mês de agosto. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza.
São testemunhos vivos do Evangelho.
Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.
Vocação leiga
Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste. Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.
Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.
Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista.
Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.
Deus abençoe você!
Missão Consagra- te
Gisele Botega
Historiadora e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.