Agradecimento à Comunidade São-carlense
Após 20 anos, uma nova Diretoria Executiva do Grêmio Flor de Maio foi empossada
A Diretoria Executiva do Grêmio Flor de Maio tomou posse em cerimonia oficial no dia 10 de janeiro de 2025 e vem agradecer a toda comunidade são-carlense, que de alguma forma participou deste ato.
Cabe ressaltar que após 20 anos, uma nova Diretoria Executiva do Grêmio Flor de Maio foi empossada em um evento organizado em curto espaço de tempo, com poucos recursos financeiros, mas ao mesmo tempo com muita ansiedade e alegria.
Agradecemos nossos patrocinadores que contribuíram para coroar esse importante momento do Grêmio: Papelaria Aquarela, Delícias do Bacalhau, edilenefariamakeup, Jardim Secreto Decorações, Sun South, Câmara Municipal de São Carlos, mandato da vereadora Raquel Auxiliadora, Jornal Primeira Página, Portal São Carlos no Toque, TV Onix, Bricka, Bar Espaço Múltiplo e todos que contribuíram com a nossa Vakinha Virtual.
Agradecemos a parceria e presença na cerimonia de posse do Ponto de Cultura Rochedo de Ouro, da Escola Mareja de Capoeira, a Ialorixá Jenifer T’Oyá da Casa Ilê Asé Joba Awonw Efuufu representando os povos de Terreiro, ao Jornalista Nei Santos, as interpretes de libras Renata Carolina M. Moreira e Letícia Macedo Silva, a cantora Lírica Rosangela Vieira Peixe, ao Prof. Wilson Alves Bezerra.
Agradecemos de forma especial à Deputada Thainara Farias e toda sua equipe, representada na pessoa da ex-vice-prefeita Rose Mendes, incluindo o jurista Tagino Alves do Santos, que conduziu o processo de resgate administrativo e jurídico do Flor d Maio, além dos trabalhos da mesa principal, durante a solenidade de posse.
Agradecemos também a Secretária de Cidadania do município de São Carlos Giseli Santucci, que na posse representou o Exmo. Sr. Prefeito Neto Donato, e aos demais Secretários municipais presentes.
Nossos agradecimentos se estendem à vereadora Larissa Camargo, que representou o presidente da Câmara Municipal Lucão Fernandes, à vereadora Fernanda Castelano, ao Secretário Adjunto de pessoas João Carlos de Oliveira, ao presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra Sr Joãozinho Corredor, ao ex prefeito Newton Lima e sua esposa Adriana, ao Sr. Carlos Eduardo Santa Maria representando a Comissão do Resgate histórico do Grêmio Flor de Maio, ao BLACK TRIO com seu som contagiante relembrando os bailes de Black Charme, ao fotógrafo Rafael Vercetti, e à colaboradora Janaína Souza, responsável por manter o espaço em ordem.
Agradecemos o apoio e a confiança do Conselho dos Anciões, formado por figuras que tiveram papel importante em outros momentos históricos do Flor de Maio. Através deles estendemos nossa gratidão a todos os mais velhos que estiveram presentes, o que demonstrou apoio e direcionamento à nova Diretoria.
Agradecemos em especial a toda a comunidade negra presente e a todas as famílias pretas que contribuíram para a construção do espaço Flor de Maio.
Informamos que as atividades no Grêmio retornam ainda neste mês, baseadas no Projeto Político Pedagógico que prevê que o Grêmio Flor de Maio se torne a Casa de Cultura Afrobrasileira referência no interior Paulista.
Está nos planos da direção, o resgate dos eventos de Black Music e Samba, até porque o samba, ritmo nativo brasileiro generoso que é, abre passagem para todas as manifestações de origem Africana.
Nosso projeto prioriza os Artistas Negros, de todas as vertentes culturais (música, dança, literatura, teatro, circo, audiovisual e etc…), o esporte, a educação, o empreendedorismo e a assistência social.
Assim sendo esperem por diferentes eventos como o Carnaval, Roda de Samba, Samba de Terreiro, Samba Rock, Samba de Roda, Samba de Lenço, Maracatu, Jongo, Choro, Batuque de Umbigada, Carimbó, Congada, Folia de Reis, Forró, Forró pé de Serra, Jazz, Soul, música Clássica, Funk, Reggae, Regaton, Kuduro, Piseiro, Sertanejo e todas às manifestações Afrodiaspóricas, principalmente se realizadas por profissionais NEGROS e pessoas brancas antirracistas.
A intenção da Diretoria é unir. O Racismo Estrutural já segrega de forma perversa a nossa sociedade. Cabe a nós manter nosso povo unido, vivo e forte.
Diz um provérbio africano que “Quando o Rebanho dorme unido, o Leão deita com fome”.
Que possamos praticar Sawabona entre os nossos!
Viva o Flor de Maio! Viva! Viva! Viva!
São Carlos, janeiro de 2025
Diretoria Executiva do Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio