ALL constrói duas passagens de pedestre em São Carlos
A América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela manutenção da linha férrea que corta São Carlos, deu início à construção de duas passagens de nível para pedestres. Os locais, escolhidos por indicação da prefeitura, ficam localizadas no cruzamento da rua Jesuíno de Arruda com a rua Coriolano José Gibertoni, e no cruzamento da avenida Paulista com a rua Pietro Manzini.
As obras seguem uma determinação do Ministério Público Federal expressa em um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), datado de 6 de novembro de 2012, que ajusta 17 cláusulas, dentre as quais a realização dessas duas passagens de nível.
A reportagem percorreu a região para ouvir a opinião de moradores. Uma senhora que mora no local há 40 anos, disse: “Por enquanto eu não tenho ainda o que dizer, porque não está terminado ainda. Sempre foi assim, agora é que eles estão mudando, mas é muito recente ainda para a gente falar alguma coisa”.
Natividade Aparecida Caetano, 68, moradora na região há 30 anos, diz: “Como estava antes não podia continuar. Volta e meia eu tinha que sair da minha casa para retirar os outros da linha”.
Segundo a moradora, era comum pessoas que estava atravessando a linha tropeçarem em meio a travessia: “Do outro lado tem o postinho, tem escola, tem o ponto do circular, e desse lado muita gente é de idade. Então como é que vão atravessar em um lugar que não tem condição”.
Apontando uma espécie de grande ralo que fica a margem do trilho, ela afirma: “Aí eu já vi gente fazendo sexo. Então estávamos abandonados. Estou satisfeita com o que eles estão fazendo”.
“Eu achava perigoso à noite. Agora é melhor”, diz Maiara Melo, que mora na região há 20 anos.
A assessoria de imprensa da ALL, por meio de nota, explica: “O objetivo das passagens é proporcionar segurança aos pedestres que fazem a travessia. Vale ressaltar que as passagens vão atender às normas de acessibilidade, podendo ser utilizadas por toda a população”.
O projeto prevê rampas de acesso de 47 metros de cumprimento paralelas à margem dos trilhos para atender, por exemplo, cadeirantes.
A empresa afirma ainda que a construção de cercas no local busca dar mais segurança aos pedestres, evitando que eles atravessem pelos trilhos, e que as obras têm previsão de serem concluídas dentro de três meses.
Questionada sobre a realização de cercamento dos trilhos na região do CDHU, a ALL diz ainda não existir um prazo específico para cercar o local.
Espero que façam um piso de concreto nesta passagem, para que o pessoal ande mais rápido com qualquer tipo de calçado. Imagine isso em dia de chuva. Aguardemos………