Alunos do Objetivo São Carlos são finalistas na Bolsa de Valores
Com rentabilidade de 43,34% em sua carteira de ações, jovens do ensino médio o Objetivo de São Carlos, ganharam o passe para disputar a final do desafio BM&FBOVESPA que tem como regra a simulações de investimentos e rentabilidade na Bolsa de Valores de São Paulo. Eles participaram durante todo sábado, 10, do evento na sede da Bolsa de valores, na capital paulista.
Segundo o professor e orientador dos alunos Reginaldo Calvo, na semana que antecede o evento eles vão passaram por uma série de atividades para afiar o conhecimento a fim de buscar a vitória no mês que vem. O professor afirmou ainda o sucesso na competição abre para a oportunidade de se desenvolver dentro de sala com os alunos os conceitos da economia doméstica, que já esta na grade curricular de outros países. “Com isso os alunos poder iniciar um aprendizado de como fazer bom uso do dinheiro que recebem, por exemplo, dos pais”, ressaltou.
Ao todo, participaram da final equipes de 30 escolas de 16 municípios do Estado. Além de colégios da Capital, a disputa educativa envolverá equipes de cidades da Região Metropolitana (Guarulhos, Mairiporã, Suzano, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Embu das Artes) e do Interior (Jundiaí, Lindóia, Piedade, Birigui, Atibaia e São Carlos). Cada escola será representada por um grupo de três a cinco alunos e um professor orientador.
O professor Calvo afirmou que na eliminatória que deu a vitória aos alunos do Objetivo de São Carlos, o grupo conquistou uma pontuação de liderança. “Entre as cinco equipes competidoras na ocasião, os alunos do Objetivo tiveram uma vantagem de 9 pontos em relação ao segundo lugar. Entre os outros colocados a diferença de pontuação era de 1,5, em média”, revelou.
A competição foi dividida em dois momentos, de forma que os estudantes puderam aliar os conhecimentos teóricos à prática. Inicialmente, as equipes assistirão a uma palestra especial, com a consultora de educação financeira Cássia D’Aquino. Na sequência, participaram de simulações de investimento em ações, quando poderão aplicar os conceitos aprendidos, formando suas carteiras de ações e competindo pela conquista das maiores rentabilidades.
As cinco equipes com o melhor desempenho nas simulações de investimento serão premiadas. Os alunos e o professor orientador ganharão, cada um, um MacBook Air (1º lugar), iPad (2º lugar), iPod Touch (3º lugar), iPod Nano (4º lugar) e um iPod Shuffle (5º lugar), de acordo com a classificação da equipe. As escolas vencedoras receberão um computador e uma impressora multifuncional.
O professor Calvo afirmou que o sucesso na competição abre para a oportunidade de se desenvolver dentro de sala com os alunos os conceitos da economia doméstica, que já esta na grade curricular de outros países. “Com isso os alunos poder iniciar um aprendizado de como fazer bom uso do dinheiro que recebem, por exemplo, dos pais”, ressaltou.
O Desafio BM&FBOVESPA foi criado em 2006 e tem como objetivo levar os conceitos de educação financeira e formação de patrimônio ao público jovem, destacando-se como uma das atividades realizadas pela BM&FBOVESPA para contribuir com a formação de uma cultura de poupança e investimento no Brasil.