1 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alunos recebem premiações na Obmep

Alunos recebem premiações na Obmep

09/03/2012 19h02 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Alunos recebem premiações na Obmep

Os alunos do ensino fundamental das escolas públicas de São Carlos e região participam da Olimpíada brasileira de Matemática, Obmep, e recebem as medalhas de outro das mãos da presidente Dilma Rousseff.  Ano passado, cerca de 18,7 milhões de alunos estavam inscritos na competição. O que representa 98% dos municípios brasileiros. As provas são feitas em duas fases, ambas nas próprias escolas. As premiações são medalhas de ouro, prata e bronze.

“A escola ajuda com um preparo, mas tem que pesquisar por fora. Baixo as provas para resolver em casa e pego sites explicativos de matemática. Vou com persistência até entender e chegar no resultado”, diz Gabriel Henrique Armando Jorge, 13. Ele é aluno da escola Antonio Militão de Lima, e ganhou sua segunda medalha de ouro.

Já o aluno, Lenadro Vicente Mauri, 17 anos, que estuda na Etec de Araraquara ganhou quatro medalhas de ouro, além e participar da Olimpíada esta se preparando para prestar matemática na USP e na UFSCar no final deste ano.  “Na escola fazemos exercícios repetidos e na Olimpíada fazemos raciocínios lógicos diversificados. Pego muitos exercícios para resolver em casa”.

E a aluna Amanda Cristina Momesso, 15 anos, estuda na Etec de Porto Ferreira e ganhou três medalhas de ouro e uma de bronze. “Tem que ter vontade e paciência para não abandonar o exercício. Ter muita persistência”.

Curso de matemática realizado na USP

Os alunos vencedores da Obmep ganham um programa de iniciação científica júnior, realizado na Usp. São apenas 10 encontros presenciais na universidade que os 37 alunos frequentam aos sábados. As outras atividades são feitas via internet e pelas apostilas que o próprio curso oferece. Os alunos ganham também um auxilio financeiro de R$ 100,00 pela fundação de pesquisa CNPq.  Existem muitos alunos que já ganharam medalhas mais de uma vez.

“O conteúdo é de uma matemática mais avançada do que na escola. É inserir o aluno no mundo científico matemático. É um incentivo, conseguimos mostrar para o aluno da escola pública que ele é capaz de passar no vestibular, e estudar em universidades como a Usp e a Federal. E eles vindo até a universidade conhecem o ambiente aqui. Alguns alunos nossos passam no vestibular. Temos um aluno que ganhou medalha pela 5° vez”, explica Ires Dias, professora orientadora do polo de São Carlos do programa de iniciação científica jr.

Os alunos estão no 9° encontro. Em abril começa uma nova turma. “Temos alunos que fazem computação aqui, outros fazem matemática na Federal”, diz. São em torno de 37 alunos, e o próximo curso terão 37 também explica a professora Ires. Desses, 15 já estavam fazendo o curso anteriormente.

“Durante o curso recebemos apostilas. Fazemos as tarefas online e recebemos notas. Tem professores no fórum da internet para tirar nossas dúvidas”, fala Gabriel Henrique Armando Jorge, um dos participantes do programa e medalhista da Obmep. Ele ressalta também sobre a alta qualidade dos professores e do interesse dos próprios alunos em aprender matemática. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x